Polícia investiga sumiço de equipamentos com césio-137 em MG

2 min de leitura
Imagem de: Polícia investiga sumiço de equipamentos com césio-137 em MG
Imagem: Reprodução/CGMI/CNEN

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o sumiço de dois equipamentos medidores de densidade que são propriedades da mineradora AMG Brasil. Apesar de conterem césio-137, os itens trazem um risco muito baixo para a saúde humana.

Os medidores de densidade de polpa que foram possivelmente furtados são duplamente encapsulados com aço inoxidável e têm blindagem externa de aço inox, fazendo os objetos serem resistentes ao impacto.

Além disso, de acordo com a AMG Brasil, as fontes radioativas “possuem uma atividade 275 mil vezes menor que a de alguns aparelhos de radioterapia”. A classificação das fontes é de “Categoria 5, Baixo Risco”.

Césio-137A Coordenação-Geral de Instalações Médicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou uma fonte de um medidor de densidade que tem césio-137 dentro

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) divulgou nota explicando que as fontes que desapareceram têm atividade cerca de 300 mil vezes menor do que aquelas do acidente com césio-137 em Goiânia, o mais grave da história do Brasil.

E mesmo que alguém consiga abrir os medidores de densidade, o material radioativo não seria espalhável. Segundo a CNEN, o material também é classificado como “não perigoso” pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“Por isso, não são esperados efeitos severos à saúde pelo contato com as mesmas. No entanto, é importante continuar as buscas para recuperá-las de tal forma a prevenir exposições desnecessárias”, pontuou a entidade.

O sumiço

A unidade de Nazareno – município localizado a cerca de 150 km de Belo Horizonte – da mineradora AMG Brasil acionou a CNEN na quinta-feira passada, 29 de junho. A empresa explicou que os equipamentos medidores de densidade haviam sumido.

Após o informe sobre o caso, técnicos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da CNEN em Minas, foram ao local na última sexta-feira (30) levantar informações sobre a história.

RadiaçãoA radiação dos equipamentos sumidos em MG é bem pequena e as pessoas não correm riscos mais sérios

Segundo a CNEN, os técnicos estão ajudando os funcionários da AMG Brasil na busca pelos equipamentos. E como se trata de um possível crime de furto, a Polícia Civil foi acionada e também está realizando buscas na região e ouvindo os envolvidos.

A CNEN salientou que a AMG Brasil está regularmente licenciada e tem autorização para operação vigente até 30/12/2025.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.