Odysseus 6K: conheça o robô que encontrou os destroços do submarino

1 min de leitura
Imagem de: Odysseus 6K: conheça o robô que encontrou os destroços do submarino
Imagem: Pelagic Research Services

Primeiro utilitário subaquático a realizar buscas no fundo do mar pelo submarino Titan, o Odysseus 6K é um ROV, iniciais em inglês para veículo submarino operado remotamente. Também foi ele que descobriu, a cerca de 500 metros do Titanic afundado, os destroços do submarino que implodiu, deixando cinco mortos.

Em uma nota à imprensa, a Pelagic Research Services, empresa de serviços oceânicos com sede em Monterey, nos EUA, diz ter recebido na segunda-feira (19) um pedido da OceanGate Expeditions para atuar na busca de seu submarino.

Correndo contra o tempo, a Pelagic conseguiu “montar a equipe ROV de nove pessoas e nossos ativos completos do sistema Odysseus 6K em 23 horas”, segundo o release. Transportados por três aeronaves C-17 da Força Aérea dos EUA, a equipe e o ROV chegaram a St. John's, no Canadá, na terça-feira (20), onde o robô submergiu por volta das oito horas da manhã.

O que é o Odysseus 6K?

O Odysseus 6K chegando ao Canadá para as buscas do Titan.O Odysseus 6K chegando ao Canadá para as buscas do Titan.Fonte:  Pelagic Research Services 

Com seis metros de comprimento e pesando três toneladas, o Odysseus 6K é um veículo remotamente operado em alto mar, capaz de trabalhar em profundidades de até seis mil metros. Embora robusto, trata-se de um veículo versátil, capaz de executar uma série de tarefas, como monitoramento do oceano, inspeção de estruturas industriais subaquáticas, coleta de amostras biológicas e geológicas, filmagens e recuperação de objetos do fundo do mar.

Navegando a uma velocidade máxima de 5,5 quilômetros por hora, o ROV pode ser transportado e operado a partir de navios de oportunidade. Ele é equipado com diversos sensores, que incluem uma câmera de vídeo de alta definição, um sonar e um braço manipulador.

Embora não divulgue publicamente o seu custo de operação, a Pelagic garante que o ROV Odysseus 6K é uma opção econômica para uma grande variedade de projetos em águas profundas, a um preço relativamente acessível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.