Verificamos: é verdade que astronauta Marcos Pontes vendia pacotes para submarino desaparecido?

1 min de leitura
Imagem de: Verificamos: é verdade que astronauta Marcos Pontes vendia pacotes para submarino desaparecido?
Imagem: GettyImages

O desaparecimento do submarino Titan em um passeio para observar o Titanic, no último domingo (18), é o assunto mais falado na internet desde então. E foi em uma rede social que um usuário afirmou que a Agência Marcos Pontes, do senador do PL-SP, vende passeios na embarcação perdida. É verdade?

Quem primeiro falou sobre os pacotes turísticos pela agência do astronauta brasileiro foi o usuário @JefinhoMenes. Com capturas de tela do site da empresa de Pontes. Ele, em seguida, recuperou o cache do Google, já que os detalhes do passeio foram retirados do ar.

Lá, é possível ver o pacote Mergulho ao Titanic. Apesar de falar da experiência de visita ao local do naufrágio do navio, não há qualquer menção ao Titan, submarino da Ocean Gate. Porém, na página existem imagens da embarcação desaparecida.

As imagens do Titan podem ser encontradas no cache do Google do site da Agência Marcos Pontes.As imagens do Titan podem ser encontradas no cache do Google do site da Agência Marcos Pontes.Fonte:  Reprodução 

Ao Uol, a assessoria de imprensa do senador Marcos Pontes disse que a Ocean Gate "faz parte do portfólio de serviços ofertados". Mas, até agora, nenhum cliente da agência realizou o passeio.

A empresa ainda expressou "profunda consternação e preocupação em relação ao desaparecimento do submarino Ocean Gate". Ela tem parceria com outras companhias de turismo científico e de exploração.

O mergulho no submarino para ver o Titanic pela Agência Marcos Pontes tinha duração de três horas. O foco era na proa do navio e o submergível deslizaria sobre o convés, com luzes "iluminando a caverna onde a famosa escadaria grandiosa do Titanic já foi localizada".

A página da Agência Marcos Pontos, agora deletada, detalhava o passeio.A página da Agência Marcos Pontos, agora deletada, detalhava o passeio.Fonte:  Reprodução 

Entenda o caso

Na manhã do último domingo (18), cinco pessoas partiram na expedição a bordo do Titan para ver os destroços do Titanic. Os desaparecidos são o piloto Paul-Henry Nargeolet; o presidente da Ocean Gate, Stockton Rush; o bilionário Hamish Harding; e o empresário Suleman Dawood e seu filho Shahzada.

O Titanic afundou em 1912, na viagem inaugural, da Inglaterra aos Estados Unidos, quando atingiu um iceberg a 640 quilômetros da Ilha de Terra Nova, no Canadá. O submersível sumiu a cerca de 700 quilômetros de São João da Terra Nova, bem próximo à área do naufrágio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.