SpaceX pretende lançar Starship novamente em 6 a 8 semanas, diz Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX pretende lançar Starship novamente em 6 a 8 semanas, diz Elon Musk
Imagem: GettyImages

O lançamento inicial do Starship, foguete da SpaceX, empresa de Elon Musk, não deixou uma boa impressão em seu lançamento inicial, após ser engolido pelas chamas. Agora, relatórios sugerem que a empresa está preparada para um segundo lançamento aeroespacial.

Musk foi ao Twitter nesta terça-feira (13) e respondeu um internauta anunciando que o novo teste de voo da Starship ocorreria nas próximas seis a oito semanas.

A Starship teve seu lançamento inaugural em 20 de abril e obteve resultados abaixo do ideal, já que vários dos motores do foguete falharam durante o voo, levando à autodestruição do veículo de lançamento de carga pesada de dois estágios. Além disso, houve um atraso desconcertante de 40 segundos antes que o foguete respondesse ao comando de autodestruição.

O acontecimento resultou em uma nuvem de poeira e detritos, causando danos à plataforma de lançamento. Para corrigir isso, a SpaceX está conduzindo reparos na barra de lançamento e implementando melhorias para evitar danos futuros.

Uma dessas medidas envolve a instalação de um sistema de inundação de água nas instalações da Starbase no sul do Texas. A empresa realizou recentemente testes em sua placa de aço refrigerada a água para resistir ao intenso fogo emitido por um dos motores do foguete.

Enquanto esses reparos e preparações estão em andamento, a SpaceX aguarda autorização da Federal Aviation Administration (FAA) para prosseguir com o segundo voo de teste da Starship.

A FAA suspendeu temporariamente a autorização da empresa enquanto aguarda uma investigação em andamento sobre o acidente durante seu lançamento anterior. Além disso, grupos ambientais entraram com uma ação contra a FAA contestando a autorização cedida para a SpaceX.

A expectativa para o voo da Starship vai além da SpaceX, já que a NASA aguarda ansiosamente o próximo teste. Sob um contrato de $ 2,89 bilhões, a empresa de Musk está comprometida em utilizar uma versão lunar da Starship para transportar humanos para a Lua como parte da missão Artemis 3 da NASA, prevista para o final de 2025.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.