Boston Dynamics nega vídeo do TikTok com suposto robô de combate

1 min de leitura
Imagem de: Boston Dynamics nega vídeo do TikTok com suposto robô de combate
Imagem: Boston Dynamics

A empresa de robótica americana Boston Dynamics desmentiu que um robô de combate exibido em um vídeo viral do TikTok no início do mês seja fabricado na companhia ou sequer exista. No vídeo, que já tem milhões de visualizações, um humanoide parecido com o Atlas, um dos carros-chefes da Boston, desfere vários socos no ar e dá uma cambalhota para trás.

De acordo com a agência AP News, que foi contactada pela empresa com sede em Waltham, nos EUA, no dia 2 de maio, os tais "robôs de combate avançados” não passam de uma manipulação de vídeo feita por computador, possivelmente usando tecnologias deepfake.

No comunicado, a Boston disse que a conta do TikTok não era dela, tanto que a própria grafia do nome da marca tinha um erro de digitação na postagem (aparece como “Bostom_Dynamics”). O vídeo do TikTok foi retirado, mas alguns registros permaneceram no YouTube e no Twitter, mostrando cenas de imagens reais, produzidas para divulgação do produto e outras ao ar livre, lutando e dando backflips.

Entenda o caso

Além das imagens, uma postagem fake afirmava que a Boston Dynamics havia revelado "um robô de combate inovador, sinalizando um salto notável no campo da robótica e mostrando o compromisso da empresa com a inovação tecnológica". Supostamente equipado com IA avançada, o autômato teria "reflexos excepcionais e tempos de resposta ultrarrápidos", o que o tornaria um parceiro ideal para soldados em um campo de batalha.

Consultado pela AP, o especialista em investigação forense digital Hany Farid, da Universidade da Califórnia em Berkeley, afirmou que, embora não possa afirmar com certeza, diversos elementos do vídeo são "suspeitos", como o fato de o robô não desfocar mesmo quando se move muito rápido, além da cor distorcida nos cantos do vídeo.

No comunicado, a Boston Dynamics deixa claro que não permite que seus robôs sejam usados para os fins exibidos no vídeo. “Qualquer tentativa de armamento dos robôs da Boston Dynamics é estritamente proibida, conforme claramente descrito em nossos Termos e Condições, nossos princípios éticos, bem como em uma nova carta aberta contra o armamento", coassinada por outras cinco empresas líderes em robótica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.