Mês de maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas

1 min de leitura
Imagem de: Mês de maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas
Imagem: Jeff Berkes

O mês de Maio reserva grandes eventos no céu noturno para os amantes de astronomia de todas as categorias, desde os observadores mais iniciantes até os mais experientes!

Embora a previsão seja de chuva para boa parte do país, as noites do mês de Maio serão marcadas pela observação lunar e de diversos planetas que estarão com grande visibilidade.  O evento celeste mais importante do mês, contudo, é a chuva de meteoros Eta Aquáridas (ou Eta Aquarídeos)!

A Eta Aquáridas é um chuva de meteoros de porte acima da média, capaz de produzir até 60 meteoros por hora no seu pico de atividade. Esse é um evento particularmente especial de ser visto do Hemisfério Sul por conta de sua localidade e, em média, produzirá uma taxa pode chegar a cerca de 30 meteoros por hora.

A chuva de meteoros Eta Aquáridas registrado por instrumentos da NASA.A chuva de meteoros Eta Aquáridas registrado por instrumentos da NASA.Fonte:  NASA 

A chuva é produzida por partículas de poeira e pequenas rochas espaciais deixadas pelo cometa Halley em sua órbita no Sistema Solar, que tem sido observado desde os tempos antigos. A chuva ocorre todos os anos entre os dias 19 de abril e 28 de maio. Este ano, seu pico de atividade será na noite do dia 5 e nas primeiras horas da manhã do dia 6.

Nesses dias, a Lua estará quase cheia, o que representará uma dificuldade maior para visualização do fenômeno, uma vez que sua luminosidade deverá ofuscar os meteoros menos brilhantes. Porém, se você for paciente, com certeza será capaz de observar alguns bons, principalmente os mais brilhantes.

Durante o evento, os meteoros irradiarão da constelação de Aquário, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu. A melhor visualização será de um local escuro e durante as últimas horas do dia 5 até a madrugada seguinte.

O uso de aplicativos de observação do céu como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos para auxiliar a visualização dos eventos astronômicos.

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de maio de 2023

05/05: Lua Cheia

05/05: Eclipse lunar penumbral (não visível do Brasil)

05 e 06/05: Pico da atividade da chuva de meteoros Eta Aquáridas

12/05: Lua em Quarto Minguante

13/05: Conjunção entre Saturno e Lua

17/05: Ocultação lunar de Júpiter

19/05: Lua Nova

26/05: Conjunção entre Vênus e Lua

27/05: Lua em Quarto Crescente

29/05: Mercúrio no maior alongamento ocidental (melhor época para observação)

Céus limpos e boas observações!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.