Satélite da NASA de 300 kg caiu na Terra na última quarta-feira (19)

1 min de leitura
Imagem de: Satélite da NASA de 300 kg caiu na Terra na última quarta-feira (19)
Imagem: Getty Images

De acordo com informações do Departamento de Defesa e da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), satélite Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager (RHESSI) caiu na terra na última quarta-feira (19). Conforme os cientistas explicam, o satélite de 300 kg reentrou na atmosfera da Terra por volta das 22h30 (horário de Brasília).

Antes da queda, a equipe da NASA já havia confirmado que a colisão oferecia apenas um pequeno risco de causar danos as pessoas que estavam na zona de impacto, próximo ao Deserto do Saara, na África. Os cientistas também antecipavam que o satélite se dissiparia quase por completo durante a reentrada na atmosfera terrestre — mesmo assim, era esperado que alguns pedaços caíssem na região.

De qualquer forma, a NASA disse que não recebeu nenhuma notificação sobre danos as pessoas que estavam na região durante a reentrada do satélite. Apesar de a reentrada ter sido tranquila, a queda de lixo espacial tem se tornado um problema para diversas agências espaciais; recentemente, um foguete chinês caiu descontroladamente na Terra e quase atingiu a Espanha.

Segundo informações da NASA, o risco do satélite RHESSI (FOTO) causar danos a qualquer pessoa na Terra era de 1 em 2.467.Segundo informações da NASA, o risco do satélite RHESSI (FOTO) causar danos a qualquer pessoa na Terra era de 1 em 2.467.Fonte:  NASA 

Satélite RHESSI

Lançado em 2002, o RHESSI tinha o objetivo de estudar o Sol e registrar dados de explosões solares, até 2018, quando sua missão foi descontinuada. Ao todo, foram registradas mais de 100 mil eventos de raios-x, que ajudaram os cientistas a entender mais sobre as explosões solares e sobre o Sol como um todo.

Segundo a NASA, com auxílio de um espectrômetro que detecta raios-X e raios gama de alta energia, o RHESSI ajudou a documentar diferentes tipos de explosões solares e ajudou a melhorar as medições da forma do Sol.

“Após 16 anos de operações, a NASA desativou o RHESSI devido a dificuldades de comunicação com a espaçonave. RHESSI foi uma missão da NASA Small Explorers, gerenciada e operada pelo Goddard Space Flight Center da agência em Greenbelt, Maryland”, disse a NASA em comunicado oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.