Governo britânico dará vapes aos fumantes para que deixem o tabaco

1 min de leitura
Imagem de: Governo britânico dará vapes aos fumantes para que deixem o tabaco
Imagem: Getty Images

O Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido anunciou no dia 11 de abril uma companha nacional contra o tabagismo inédita. De acordo com o Subsecretário Parlamentar Neil O’Brien, responsável pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, um milhão de fumantes na Inglaterra receberão um kit gratuito de iniciação ao vape.

O slogan do esquema – “swap to stop” ou trocar para parar em português – se apoia no pressuposto de que, incentivadas a usar os cigarros eletrônicos, as pessoas que fumam deixem de usar produtos derivados do tabaco. Junto com o kit, os contemplados (que representam um quinto dos fumantes ingleses) receberão também um suporte comportamental para os ajudar a abandonar o vício.

O objetivo final da campanha é ajudar o governo a cumprir sua ambiciosa meta de eliminar o tabagismo no país até 2030, ou pelo menos reduzi-lo a 5% ou menos. A campanha chegará ainda neste ano a todas as autoridades locais, para elaboração de programas próprios, inclusive quanto às populações priorizadas.

O que pretendem as autoridades britânicas?

O governo britânico pretende eliminar o tabagismo no país até 2030.O governo britânico pretende eliminar o tabagismo no país até 2030.Fonte:  Getty Images 

Para cumprir o seu plano antitabagismo, o governo britânico estabeleceu três metas principais: incentivar mais adultos a parar de fumar, impedir que crianças e não fumantes se iniciem no vaping, e utilizar estes dispositivos eletrônicos como ferramenta para que as pessoas abandonem o hábito de fumar.

Em seu discurso de terça-feira, O'Brien também prometeu, para o ano que vem, incentivos financeiros para que as mulheres grávidas deixem de fumar. Até o final de 2024, a ideia é que elas recebam vouchers com direito a vantagens e apoio comportamental.

Muitos, no entanto, criticam a campanha: há preocupação do aumento da popularidade do vape entre as crianças, além do risco de doenças causadas pelo próprio dispositivo, como a recém-descoberta "lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos" (EVALI no acrônimo em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.