Céu de abril terá passagem de cometa e chuvas de meteoros

1 min de leitura
Imagem de: Céu de abril terá passagem de cometa e chuvas de meteoros
Imagem: Damian Peach, Jose J. Chambo

Prepare as marcações no seu calendário! O mês de abril está chegando com diversos eventos astronômicos e os céus prometem, além de chuva, muitos espetáculos cósmicos!

A posição de destaque astronômico do mês é, desta vez, compartilhada por dois grandes eventos: a passagem do cometa 364P/PANSTARRS e a chuva de meteoros Liríadas.

O primeiro ocorrerá no dia 7 de abril, quando o cometa da família de Júpiter passará a pouco mais de 15 milhões de quilômetros da Terra. Neste dia, o cometa estará localizado na constelação de Vulpecula e deverá ter uma magnitude de cerca de 12,3. Embora esse brilho seja insuficiente para poder ser visto a olho nu, o cometa poderá ser visível com auxílio de telescópios em ambos os hemisférios do planeta.

Chuva de meteoros Líridas em 22 de abril de 2017, no deserto do Atacama.Chuva de meteoros Líridas em 22 de abril de 2017, no deserto do Atacama.Fonte:  Yuri Beletsky (Carnegie Las Campanas Observatory, TWAN) 

O segundo principal evento do mês, as Liríadas, é uma chuva de meteoros de porte médio, geralmente produzindo cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Ela é produzida por partículas de poeira deixadas pelo cometa C/1861 G1 Thatcher, descoberto em 1861. A chuva ocorre anualmente entre os dias 16 e 25 de abril e este ano seu pico está previsto para a noite do dia 22 e as primeiras horas da manhã do dia 23.

A visibilidade da chuva de meteoros será favorita pela fase da lua crescente, que deixará o céu mais escuro para o que deve ser um excelente espetáculo. Para melhor visualização da chuva, procure um local escuro após a meia-noite. Os meteoros irradiarão da constelação de Lira, mas poderão aparecer em qualquer lugar do céu.

Aplicativos de mapas celestes como o SkyMap, Carta Celeste e Stellarium são ótimos aliados para guiar a observação celeste, tanto a olho nu quanto com auxílio de binóculos e telescópios.

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de abril de 2023

06/04: Lua Cheia

11/04: Mercúrio na maior elongação leste (melhor visualização do planeta)

11/04: Conjunção entre Vênus e Plêiades; Conjunção entre Júpiter e Sol

13/04: Lua em Quarto Minguante

16/04: Conjunção entre Lua e Saturno

20/04: Lua Nova

20/04: Eclipse solar híbrido (não visível do Brasil)

21/04: Início da trajetória retrógrada aparente de Mercúrio

22 e 23/04: Pico de atividade da chuva de meteoros Líridas

28/04: Lua em Quarto Crescente

Céus limpos e boas observações!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.