Mortes causadas por covid-19 chegam a 700 mil no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Mortes causadas por covid-19 chegam a 700 mil no Brasil
Imagem: Getty Images
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Brasil registrou mais de 700 mil mortes causadas pela covid-19 desde o início da pandemia. O número foi atingido na última semana, entre os dias 19 e 25 de março, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o acumulado de óbitos confirmados no país chegou a 700.239.

O total de casos da doença confirmados desde 2020 é de 37.258.663. Esses são os números de casos e mortes confirmados e notificados aos serviços de saúde; na prática, os números podem ser ainda maiores, pois nem todos os casos da doença sao devidamente detectados.

Entre os dias 19 e 25 de março, foram confirmadas 322 mortes -- número muito inferior ao do pico da pandemia ocorrido em 2021, quando mais de 4 mil mortes chegaram a ser registradas em apenas um dia

No painel de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece como o segundo país com o maior número total de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que já registra mais de 1,1 milhão de óbitos causados pela doença.

Desde o início da vacinação contra a doença, em janeiro de 2021, a covid-19 entrou em queda que tem se sustentado, mas há ainda grupos vulneráveis que necessitam de cuidados especiais e reforço extra nas doses do imunizante. As vacinas contra a covid-19 são aceitas pelo consenso científico como seguras e eficazes. No Brasil, os imunizantes podem ser recebidos gratuitamente na rede pública de saúde (SUS).

Em janeiro de 2023, a OMS decidiu manter o status de emergência global de saúde da covid-19, mas afirmou em comunicado que a pandemia estaria em um ponto de transição. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.