Céu de março tem equinócio de Outono e conjunções planetárias

1 min de leitura
Imagem de: Céu de março tem equinócio de Outono e conjunções planetárias
Imagem: Getty Images

O Carnaval acabou, mas a festa nos céus dura o ano inteiro! O mês de março traz consigo a continuidade dos espetáculos astronômicos e, embora seja período de chuvas intensas em boa parte do país, as noites de céu limpo irão presentear os amantes da observação celeste de todos os lugares.

O principal evento astronômico do mês é, na verdade, um dos fenômenos naturais mais comuns e familiares ao conhecimento geral: o equinócio de Outono. Os equinócios (também como os solstícios) ocorrem duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, geralmente nos dias 20 ou 21.

Astronomicamente, o equinócio é marcado pelo momento exato em que o Sol, em sua órbita aparente vista da Terra, cruza a linha do equador celeste, que é a linha do equador terrestre projetada na abóbada celeste. Neste instante, os dois hemisférios da Terra recebem aproximadamente a mesma intensidade de radiação solar, marcando o início das estações de Outono e Primavera. Este ano o Outono irá iniciar no hemisfério sul no dia 20 de março, às 18h24 no horário de Brasília.

Conjunção entre Vênus e JúpiterConjunção entre Vênus e JúpiterFonte:  Babak Tafreshi (TWAN)  

No mês de março, o céu noturno também será marcado por conjunções planetárias: encontros próximos aparentes em uma região do céu entre dois ou mais planetas (ou entre planetas e outros corpos celestes, como a Lua). Dizemos aparente porque, na realidade, os planetas encontram-se a centenas de milhões de distância uns dos outros, porém, sob efeito de perspectiva de uma observação da Terra, aparecem juntos. As principais conjunções do mês ocorrerão nos dias 2 e 28 de março, entre Júpiter e Vênus e entre Lua e Marte, respectivamente.

Aplicativos de mapas celestes como o SkyMap, Carta Celeste e Stellarium são ótimos aliados para guiar a observação celeste, tanto a olho nu quanto com auxílio de binóculos e telescópios.

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de março de 2023

02/03: Conjunção entre Júpiter e Vênus

07/03: Lua Cheia

14/03: Lua em Quarto Minguante

20/03: Equinócio de Outono

21/03: Lua Nova

24/03: Ocultação lunar de Vênus

28/03: Conjunção entre Lua e Marte

28/03: Lua em Quarto Crescente

Céus limpos e boas observações!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.