Como a Netflix pode te ajudar a levantar do sofá e fazer exercícios

3 min de leitura
Imagem de: Como a Netflix pode te ajudar a levantar do sofá e fazer exercícios
Imagem: Shutterstock

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.

Netflix parece ser sinônimo de ficar sentado assistindo à TV, não é mesmo? Bom, não é mais apenas isso.

Na busca por mais tempo de tela dos seus assinantes, a Netflix lançou recentemente junto com a Nike um conjunto de episódios para exercícios em frente à TV. Parece atrasado em relação ao auge da pandemia, em que essa ação poderia ter bombado, concorda? Apesar disso, entenda a seguir como a ciência apoia a prática desse tipo de exercício e conheça seus prós e contras.

Atividade física baseada na webAtividade física baseada na webFonte:  Shutterstock 

Na ciência, chamamos esse modo de exercícios de web-based physical activity (atividade física baseada na internet) e com o isolamento social devido à pandemia em 2020, e a preocupação em manter as pessoas ativas, foi evidente o aumento de aulas online e lives em canais e redes sociais. Escrevi sobre esse modo de entrega de exercícios em um artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde e destaco aqui as vantagens que podemos obter ao treinar assim:

O primeiro ponto é a sua autonomia. Essa é uma necessidade psicológica básica do ser humano. Você pode escolher praticamente tudo: o tipo de exercício (modalidade), os dias da semana e hora do dia que vai fazer, a duração e a intensidade, tudo isso porque o material está disponível sempre. Isso também pode ter um lado ruim, pois você pode procrastinar o momento do exercício. Outra vantagem é a ausência de custo adicional, pois você já deve ser um assinante da plataforma. A possibilidade de atingir um grande número de pessoas é um ponto forte, ainda mais se tratando de Netflix, o que facilita a acessibilidade, pois o indivíduo está recebendo o treino no conforto da sua própria casa.

Além disso, observei alguns aspectos interessantes ao fazer as aulas em frente à TV: a produção em alta qualidade, a escalabilidade, ou seja, o treino pode ser realizado por pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico, considerando suas limitações individuais; o que pode ser visualizado no discurso dos treinadores que passam o treino para você. Geralmente apresentado em duplas (1 treinador e 1 aluno), os treinos são descontraídos e com foco em curtir o momento. Para os iniciantes, é importante reduzir incertezas e fornecer confiança, explicando coisas que o praticante pode sentir durante os exercícios, o que os treinadores fazem com êxito nos treinos na Netflix. As aulas são encorajadoras, que tal experimentar?

Treinar no conforto de casa: uma vantagem do treino onlineTreinar no conforto de casa: uma vantagem do treino onlineFonte:  Shutterstock 

Atividades físicas baseadas na web superam algumas barreiras importantes e que já devem ter impedido você de treinar: a falta de tempo (essa é a principal barreira apontada nas pesquisas, mas será que não é uma percepção?), as condições de clima e tempo, a violência urbana e a necessidade de transporte.

Dentre as desvantagens podemos citar o limitado público, pois geralmente quem participa desse tipo de atividade já é motivado o suficiente, sendo pessoas mais jovens e com elevado nível educacional. O ambiente limitado pode privar o indivíduo dos benefícios sinérgicos que as conexões sociais e o contato com a natureza podem trazer, sendo também um contra. Para resolver em parte a dinâmica social, convidar um amigo e treinar junto pode ser uma boa.

A internet pode expandir o escopo do exercício como uma ferramenta de autocuidado para melhorar sua saúde. E foi exatamente isso que aconteceu quando no ano seguinte (2021), a tendência fitness número 1 foi o treinamento online.

Apesar de parecer atrasado, o lançamento dos treinos na Netflix pode atender a diversos públicos e até ser o início da jornada de exercícios para muitos. Mesmo assim, não deixe de considerar fazer exercícios ao ar livre em contato com a natureza e com conexões sociais, pois esses são fatores fundamentais para uma boa relação com exercícios.

*Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/CEFID/UDESC). É autor do livro Exercício Físico e Ciência - Fatos e Mitos, e apresenta o programa Exercício Físico e Ciência na rádio UDESC Joinvile (91,9 FM); o programa também está disponível em podcast no Spotify

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.