Covid-19: Ministério da Saúde começa a vacinar com bivalente da Pfizer

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: Ministério da Saúde começa a vacinar com bivalente da Pfizer
Imagem: Reprodução

O Ministério da Saúde revelou na manhã desta quinta-feira (26) o plano completo de vacinação contra a Covid-19 para 2023. A novidade é que as vacinas bivalentes da Pfizer começarão a ser aplicadas ainda em fevereiro.

Segundo a pasta, os grupos mais expostos aos riscos da doença e que já tomaram duas doses da vacina receberão a bivalente.

Resumidamente, os imunizantes bivalentes são uma atualização das primeiras versões distribuídas da vacina. Eles protegem contra a cepa original do vírus, além das subvariantes ômicron.

Grupos de cada fase

Na primeira fase, com início previsto para o dia 27 de fevereiro, receberão a vacina bivalente: idosos com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A segunda fase será focada em pessoas na faixa etária entre 60 e 69 anos. Na terceira será a vez de gestantes e puérperas, enquanto a quarta fase será focada nos profissionais de saúde. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público alvo.

Além destes grupos, a pasta complementou que pretende intensificar a campanha monovalente para as pessoas com mais de 12 anos. Já para a população infantil, o Ministério da Saúde prevê a antecipação para fevereiro de mais doses da Pfizer baby, Pfizer pediátrica e CoronaVac.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.