Conheça as principais tendências fitness para 2023

3 min de leitura
Imagem de: Conheça as principais tendências fitness para 2023
Imagem: Shutterstock

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final. 

Quer iniciar o ano mais saudável com um estilo de vida ativo composto pela prática de atividade física? Saiba quais são as tendências fitness para o ano de 2023, baseadas na ciência.

Pelo vigésimo sétimo ano foi divulgada a pesquisa anual sobre as tendências fitness pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma das mais renomadas instituições em Ciências do Esporte e Exercício no mundo. Essa é uma pesquisa online que contempla profissionais do movimento de todos os continentes do mundo que, a partir de 42 tendências possíveis, selecionam as que provavelmente irão bombar no ano seguinte. Além disso, são realizados estudos a partir de levantamentos na Austrália, Brasil, Europa, México, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

O artigo publicado na edição de janeiro e fevereiro da revista científica Health and Fitness Journal, descreve as 20 principais tendências para 2023.

Conheça as 5 principais tendências fitness para 2023 no mundo e no Brasil

  • Tecnologia vestível

Essa tendência pode estar no seu corpo, provavelmente no seu punho caso use um smartwatch ou uma pulseira fit. São dispositivos acoplados ao corpo que realizam o monitoramento de algumas variáveis como frequência cardíaca, número de passos, calorias, tempo sentado, tempo de sono e outros dados. O avanço da tecnologia permite uma precisão cada vez maior.

Tecnologia vestível: a tendência fitness número 1Tecnologia vestível: a tendência fitness número 1Fonte:  Shutterstock 

Se você tem dúvida a respeito da eficácia desses dispositivos, embora novas pesquisas sejam necessárias, um estudo publicado recentemente na Lancet que reuniu resultados de outros 39 estudos com dados de mais de 160 mil participantes de todas as faixas etárias, mostrou que dispositivos vestíveis aumentam o equivalente a aproximadamente 1.800 passos extras por dia, 40 minutos por dia a mais de caminhada e 6 minutos por dia em atividades físicas de moderada a vigorosa intensidade. Parece pouco, mas para sua saúde, qualquer movimento conta. Os reloginhos não farão milagre, mas podem te apoiar no seu desafio de ser mais ativo, pois você pode se perceber mais competente ao bater metas como o número de passos por dia.

  • Treinamento de força com pesos livres

Tendência impulsionada a partir da pandemia, em que as pessoas zeraram os estoques de pesos livres nas lojas para montar sua própria academia em casa com barras, halteres e kettlebells (aquele peso com uma alça). A maior liberdade nos movimentos é um ponto favorável dessa prática, que particularmente é uma das minhas preferidas.

  • Treinamento com peso corporal

Talvez nada seja mais funcional do que ter domínio do próprio corpo e utilizar sua massa corporal como resistência parece ser promissor. Também conhecida como calistenia, esse modo de exercício permite liberdade com ampla utilização dos grupos musculares simultaneamente em exercícios desafiadores como apoio no chão e barra fixa.

  • Programas de exercícios para os mais velhos

A população em geral está vivendo cada vez mais, mas também precisa viver melhor. O exercício é um comportamento que pode impactar positivamente na qualidade de vida. A preocupação se dá em tornar o exercício uma atividade agradável, nesse sentido ressalta-se que mudar a atmosfera (incluindo luzes e tipo de música) nas academias de modo a torná-las mais amigáveis para a geração mais velha é importante.

  • Treinamento Fitness Funcional

Tendência que consiste em exercícios para melhora de componentes da aptidão física como equilíbrio, força, resistência muscular e equilíbrio.

Outras tendências se destacaram como as atividades ao ar livre, o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) e exercício para perda de peso. No Brasil, as 5 principais tendências foram: treinar com personal trainer (#1), exercício para perda de peso (#2), programas de exercícios para idosos (#3), treinamento fitness funcional (#4) e treinamento com peso corporal (#5).

Se identificou com alguma dessas tendências? Um início coerente para experimentá-las é solicitar ajuda de um profissional de Educação Física. O mais importante é se movimentar e a chance de você manter a prática de exercícios em longo prazo é maior caso for algo que você goste, ou seja, a sua tendência!

*Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/CEFID/UDESC). É autor do livro Exercício Físico e Ciência - Fatos e Mitos, e apresenta o programa Exercício Físico e Ciência na rádio UDESC Joinvile (91,9 FM); o programa também está disponível em podcast no Spotify

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.