Crianças ficam feridas ao ingerir 'bafo de dragão', doce viral no TikTok

2 min de leitura
Imagem de: Crianças ficam feridas ao ingerir 'bafo de dragão', doce viral no TikTok
Imagem: Shutterstock

Mais uma moda viral no TikTok tem trazido dor de cabeça para alguns pais. Atualmente na Indonésia, a moda é comer "bafo de dragão". O doce chiki ngebul é congelado em nitrogênio líquido e servido ainda fumegante. Para o efeito desejado, crianças, jovens e adolescentes o colocam na boca quase instantaneamente.

@safeerapoetry Balas @fia5654  Ada yang pernah nyoba? Perih gak sih? ?? #safirakus #jajananbandung #chikingebul #lengkongkecil #menuviral #serunyaditiktok #jajanantiktok ? mario sound - mandycap

O nitrogênio líquido é utilizado em diversos preparos culinários atualmente. Mas há uma maneira certa de se utilizar o produto.

Antes de ingerir o alimento, o correto é esperar que todo o nitrogênio tenha evaporado, pois o contato do produto com a pele e as mucosas pode gerar queimaduras.

Ainda mais grave, se engolido, pode gerar perfurações intestinais, problemas graves no estômago, intoxicação e morte.

As crianças consomem o doce com o nitrogênio ainda em ação.As crianças consomem o doce com o nitrogênio ainda em ação.Fonte:  Shutterstock 

Informações do jornal The Guardian indicam que foram registrados nos últimos dias, ao menos 25 casos de crianças feridas, sendo que duas necessitaram de hospitalização após ingerir o produto.

Para as equipes de vigilância, saúde e segurança alimentar da Indonésia, alguns fatores têm contribuído para os acidentes.

Entre eles, a facilidade em conseguir o nitrogênio líquido. Com preços mais baratos, vendedores ambulantes passaram a comercializar o chiki ngebul.

Sem saber como manusear e dar instruções sobre o consumo seguro do produto, acabam gerando risco para si e para os consumidores.

@kokomthesweet ciki bul#AQUADULU #fyp ? Jajan - Dru Widuri Den

Outro fator é a fama alcançada no aplicativo. O doce se tornou "viral" pelo efeito causado pela evaporação do nitrogênio, que forma uma névoa densa.

Ao colocar o alimento na boca, a névoa continua a ser produzida, o que gerou o apelido de "bafo do dragão".

Com intuito de conseguir mais likes, visualizações, ou mesmo por curiosidade, os jovens têm buscado mais pelo produto.

Apesar do aumento no comércio ter sido recente, o chiki ngebul já é comercializado há anos no país.

Observando as medidas de segurança, não há contraindicação para o consumo do chiki ngebul.Observando as medidas de segurança, não há contraindicação para o consumo do chiki ngebul.Fonte:  Shutterstock 

Apesar dos acidentes, nenhuma morte foi relatada até o momento

Ao consumir alimentos com preparo que envolvam nitrogênio líquido, é necessária atenção redobrada.

Prefira locais especializados no comércio desse tipo de alimento, e respeite as condições de segurança para consumo, como: aguardar que todo nitrogênio evapore, e não ter contato direto com o líquido.

Medidas simples podem auxiliar para a diminuição de riscos de saúde e acidentes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.