Jogo mobile ajuda a entender doença rara de pele

1 min de leitura
Imagem de: Jogo mobile ajuda a entender doença rara de pele
Imagem: Shutterstock

A empresa de curativos especiais Mölnlycke lançou um jogo para smartphone que visa a conscientização de pais, profissionais de saúde e pacientes sobre a Epidermólise Bolhosa, uma doença rara de pele.

A Epidermólise Bolhosa (EB) é causada pelo mau funcionamento das proteínas responsáveis pela aderência entre as camadas de pele.

Devido a isso, o tecido epitelial se torna muito frágil, podendo ser rompido mesmo com a menor abrasão.

Existem diversas apresentações da doença, que podem afetar diferentes camadas da pele. O diagnóstico pode ser realizado logo no nascimento.

A doença não tem cura, e como tem origem genética, não é transmissível.

Traçando um paralelo de fragilidade, as borboletas foram escolhidas como símbolo, pois assim como asas do animal, a pele de pessoas com EB são muito sensíveisTraçando um paralelo de fragilidade, as borboletas foram escolhidas como símbolo, pois assim como asas do animal, a pele de pessoas com EB são muito sensíveisFonte:  Shutterstock 

A doença é pouco conhecida e ainda gera diversas dúvidas e receio no tratamento, devido às suas especificidades.

A empresa de curativos especiais Mölnlycke promove o Programa EBA (estamos de braços abertos), de conscientização sobre a Epidermólise Bolhosa, causas e tratamentos.

Dentro do programa a empresa desenvolveu uma nova ferramenta, o jogo Borboleta Run, que visa informar de maneira lúdica e imersiva sobre a EB.

O objetivo é educar, conscientizar e divertir pessoas com EB, seus parentes, profissionais de saúde e o público geral.

A jogabilidade é simples, e em cada fase são apresentadas dicas de cuidado e prevenção de agravos.A jogabilidade é simples, e em cada fase são apresentadas dicas de cuidado e prevenção de agravos.Fonte:  Reprodução Google Play 

O jogo no estilo running game traz diversas fases. Em cada uma, quando o objetivo é atingido, dicas sobre autocuidado e informações sobre prevenção de agravos aparecem na tela.

Fernando Buffulin, Gerente de Marketing da Mölnlycke, explica em comunicado que o propósito do jogo é estimular o aprendizado lúdico enquanto conscientiza sobre a EB.

No Brasil, estima-se que haja ao menos 802 pessoas diagnosticadas com a condição. São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são os estados com maior número de casos.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Moonite e está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos Google Play e App store.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.