Galáxias, cometas e planetas: veja as 5 melhores fotos astronômicas de 2022

3 min de leitura
Imagem de: Galáxias, cometas e planetas: veja as 5 melhores fotos astronômicas de 2022
Imagem: NASA

O fim de ano está chegando e com ele chega também o momento de relembrar as melhores imagens astronômicas de 2022! A nossa seleção das melhores fotos do Cosmos deste ano reúne os registros mais deslumbrantes de galáxias, planetas, cometas e nebulosas! Vamos lá?

5. A Lua e a Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional sobre o Mar da Tranquilidade.A Estação Espacial Internacional sobre o Mar da Tranquilidade.Fonte:  Andrew McCarthy/Royal Greenwich Observatory 

A belíssima imagem acima foi a vencedora da categoria pessoas e espaço da 14ª competição Fotógrafo de Astronomia realizada anualmente pelo Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra. Nesse registro feito pelo astrofotógrafo Andrew McCarthy é mostrada a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês) sobre o local de pouso lunar da Apollo 11 no Mar da Tranquilidade. O momento durou apenas alguns milissegundos e exigiu um posicionamento preciso para capturar a passagem no momento perfeito. Essa é uma lembrança de que vivemos em um tempo em que os seres humanos alçam seus caminhos no espaço cada vez mais!

4. Júpiter sob uma nova perspectiva

Júpiter em infravermelho visto pelo JWST.Júpiter em infravermelho visto pelo JWST.Fonte:  NASA 

Em dezembro de 2021, o Telescópio Espacial James Webb (JWST, da sigla em inglês) foi lançado ao espaço junto à expectativa de que uma nova janela para o Cosmos se abriria. Desde então, cada pequeno pedaço dessa expectativa tem sido alcançado e superado continuamente. A imagem acima mostra a forma familiar de um planeta conhecido por todos nós, mas em uma perspectiva totalmente inédita: Júpiter, o gigante gasoso do Sistema Solar é apresentado em uma composição de imagens no filtro infravermelho do JWST, onde destacam-se as características das tempestades gigantes, dos ventos fortes, das auroras e das condições extremas de temperatura e pressão em sua atmosfera.

3. O cometa Leonard

Cometa Leonard. Foto vencedora do prêmio de fotografia anual do Observatório de Greenwich.Cometa Leonard. Foto vencedora do prêmio de fotografia anual do Observatório de Greenwich.Fonte:  Gerald Rhemann/Royal Greenwich Observatory 

Essa foi a imagem campeã geral da competição anual de astrofotografia do Observatório Real de Greenwich deste ano e mostra o gás expelido da cauda do cometa Leonard, o mais brilhante nos céus do ano passado. Descoberto em 3 de janeiro de 2021, o cometa Leonard fez sua passagem mais próxima da Terra no dia 12 de dezembro do ano passado e, quando deixar o Sistema Solar, nunca mais será visto daqui. Alguns dias depois de sua passagem mais próxima, no dia 25 de dezembro, um pedaço da cauda do cometa foi arrancado e foi arrastado pelo vento solar. Foi justamente esse dramático evento registrado pelo astrofotógrafo Gerald Rhemann, vencedor da competição.

2. O campo profundo do James Webb

Campo Profundo do Webb, o aglomerado de galáxias SMACS 0723.Campo Profundo do Webb, o aglomerado de galáxias SMACS 0723.Fonte:  NASA 

Essa imagem tem mérito duplo: foi um dos primeiros registros científicos divulgados pelo telescópio James Webb e é a imagem em infravermelho mais profunda e mais nítida do Universo distante até hoje. Chamada de primeiro Campo Profundo do JWST, esta imagem deslumbrante mostra o aglomerado de galáxias SMACS 0723 em um nível de detalhes sem precedentes. Milhares de galáxias, incluindo aquelas mais fracas já observadas, compõem essa cena que cobre um pedaço do céu com aproximadamente o tamanho de um grão de areia!

1. A Carina Nebula

Os Penhascos Cósmicos na Carina Nebula.Os Penhascos Cósmicos na Carina Nebula.Fonte:  NASA 

Talvez nenhuma imagem de 2022 tenha capturado tão bem a fantástica era de possibilidades e maravilhas que entramos como a Carina Nebula. Catalogada oficialmente como NGC 3324, esta paisagem de montanhas e vales cósmicos pontilhados de estrelas é a borda de uma região ainda mais vasta de formação de novas estrelas.  Capturada também sob o poder da luz infravermelha do James Webb, esta imagem mostra pela primeira vez as regiões que nos eram invisíveis até agora, apresentando o belíssimo processo do nascimento de estrelas. Apelidada também de Penhascos Cósmicos, os “picos” mais altos na imagem têm cerca de 7 anos-luz de altura e foram esculpidos, juntamente com os vales, pelos poderosos ventos estelares dessas estrelas jovens que são extremamente quentes e massivas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.