Cientistas criam painéis solares ultrafinos que podem ser usados em roupas

Imagem de: Cientistas criam painéis solares ultrafinos que podem ser usados em roupas
Imagem: Melanie Gonick/ MIT

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram células solares ultrafinas, que prometem transformar qualquer superfície fixa em fonte de energia. A pesquisa foi publicada na revista científica Small Methods.

Já imaginou desenrolar seu próprio painel solar? Graças ao desenvolvimento de um tecido voltaico, isso pode ser possível em breve.

As novas células solares possuem diversas características que as tornam únicas, e podem ser uma revolução na forma como pensamos a geração de energia livre de carbono.

Sendo flexíveis, ultraleves, ultrafinas e duradouras, podem ser facilmente incorporadas em tecidos.Sendo flexíveis, ultraleves, ultrafinas e duradouras, podem ser facilmente incorporadas em tecidos.Fonte:  Melanie Gonick/MIT

Em testes, os pesquisadores imprimiram as células através de um processo de serigrafia com tintas semicondutoras, em um tecido de Dyneema super-resistente, produzindo um tecido voltaico.

Maleável e com potencial para poder ser vestido, os pesquisadores preveem que o material possa ser utilizado em roupas, onde também teria a capacidade de gerar energia através do movimento.

Mas além de vestimenta, o tecido voltaico também poderia ser utilizado em barracas de campanha, velas de barcos e até mesmo em drones, aumentado a autonomia de voo.

Apenas 20 quilogramas de tecido fotovoltaico seriam necessários para gerar energia suficiente para suprir uma casa, de acordo com os pesquisadores.Apenas 20 quilogramas de tecido fotovoltaico seriam necessários para gerar energia suficiente para suprir uma casa, de acordo com os pesquisadores.Fonte:  Shutterstock

Mas além de inovador, o tecido também é mais eficiente na conversão de energia, gerando 18 vezes mais energia por quilo do que as células fotovoltaicas atuais.

Há ainda alguns percalços a serem superados antes da disponibilização do material. Mas com a continuidade da pesquisa, os cientistas esperam em breve ter as soluções necessárias para garantir a permanência da eficiência, durabilidade e a leveza dos componentes.