Estudo revela novidades sobre atividade vulcânica em Marte

Imagem de: Estudo revela novidades sobre atividade vulcânica em Marte
Imagem: NASA/JPL-Caltech

De acordo com pesquisadores, existem fortes evidências geofísicas de que Marte ainda possa ter atividade vulcânica. Estimativas apontam a existência de uma pluma mantélica de 4 mil quilômetros de diâmetro abaixo da Planície Elysium. O estudo foi publicado na revista Nature.

Por muitos anos, acreditou-se que Marte fosse um planeta em pleno resfriamento, praticamente morto, sem indícios de atividade planetária.

No entanto, desde a chegada da Missão InSight, Marte parece ter começado a revelar seus segredos, mostrando que ainda há muito o que ser estudado, tanto em sua superfície, quanto abaixo dela.

A InSight, entre outras funções, capta e registra os eventos sísmicos em MarteA InSight, entre outras funções, capta e registra os eventos sísmicos em MarteFonte:  NASA

Em novo estudo, geofísicos da Universidade do Arizona, apontam para a possibilidade da existência de plumas de convecção, que estariam levando magma até a superfície do planeta.

Pluma mantélica, é o nome dado ao fenômeno geológico, onde um fluxo de calor sobe, desde regiões mais profundas do manto, até à superfície do planeta. Esse evento pode ser observado na Terra, em regiões vulcânicas, e em Vênus.

Para os pesquisadores, a inferência sobre a existência de atividade vulcânica no planeta são a melhor justificativa para eventos como, as diferenças na gravidade e algumas marcações geológicas em volta da planície.

Existem dados muito consistentes sobre eventos sísmicos no solo de MarteExistem dados muito consistentes sobre eventos sísmicos no solo de MarteFonte:  (Broquet & Andrews-Hanna, Nat. Astron., 2022)/ Science Alert

Havendo atividade magmática abaixo da superfície, pode haver bolsões de água líquida, e por consequência, a presença de micro-organismos.

As novas descobertas são excepcionais, e dão caminho para novas teorias e possibilidades de estudo em solo marciano.

Marte ainda reserva grandes surpresas!