menu
Logo TecMundo
Ciência

Estudo revela novidades sobre atividade vulcânica em Marte

Evidências geofísicas dão indícios da presença de um manto de magma abaixo da Planície Elysium, com 4 mil quilômetros de diâmetro

Avatar do(a) autor(a): Jennifer Mariane Galdino de Queiroga Egues

schedule13/12/2022, às 15:00

Estudo revela novidades sobre atividade vulcânica em MarteFonte:  (Broquet & Andrews-Hanna, Nat. Astron., 2022)/ Science Alert 

Imagem de Estudo revela novidades sobre atividade vulcânica em Marte no tecmundo

De acordo com pesquisadores, existem fortes evidências geofísicas de que Marte ainda possa ter atividade vulcânica. Estimativas apontam a existência de uma pluma mantélica de 4 mil quilômetros de diâmetro abaixo da Planície Elysium. O estudo foi publicado na revista Nature.

Por muitos anos, acreditou-se que Marte fosse um planeta em pleno resfriamento, praticamente morto, sem indícios de atividade planetária. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

No entanto, desde a chegada da Missão InSight, Marte parece ter começado a revelar seus segredos, mostrando que ainda há muito o que ser estudado, tanto em sua superfície, quanto abaixo dela.

A InSight, entre outras funções, capta e registra os eventos sísmicos em MarteA InSight, entre outras funções, capta e registra os eventos sísmicos em Marte

Em novo estudo, geofísicos da Universidade do Arizona, apontam para a possibilidade da existência de plumas de convecção, que estariam levando magma até a superfície do planeta.

Pluma mantélica, é o nome dado ao fenômeno geológico, onde um fluxo de calor sobe, desde regiões mais profundas do manto, até à superfície do planeta. Esse evento pode ser observado na Terra, em regiões vulcânicas, e em Vênus. 

Para os pesquisadores, a inferência sobre a existência de atividade vulcânica no planeta são a melhor justificativa para eventos como, as diferenças na gravidade e algumas marcações geológicas em volta da planície.

Existem dados muito consistentes sobre eventos sísmicos no solo de MarteExistem dados muito consistentes sobre eventos sísmicos no solo de Marte

Havendo atividade magmática abaixo da superfície, pode haver bolsões de água líquida, e por consequência, a presença de micro-organismos.

As novas descobertas são excepcionais, e dão caminho para novas teorias e possibilidades de estudo em solo marciano.

Marte ainda reserva grandes surpresas!