Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção no Havaí após 38 anos

1 min de leitura
Imagem de: Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção no Havaí após 38 anos
Imagem: USGS/Civil Air Patrol Fight/Reprodução
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O maior vulcão em atividade do planeta, Mauna Loa, localizado no Havaí, entrou em erupção no domingo (27), no horário local, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O vulcão está localizado na região central da Ilha do Havaí.

Embora a erupção não tenha representado riscos para áreas habitadas até o momento, a população foi colocada em alerta para o caso de precisarem abandonar as áreas mais próximas do vulcão. Em entrevista ao jornal The Washington Post, o professor da Universidade de Miami Falk Amelung, que estuda o Mauna Loa, disse que terremotos são consequências comuns da erupção do vulcão.

De acordo com o USGS, a fenda nordeste do vulcão Mauna Loa entrou em erupção por 8 vezes desde metade do século 19, nos anos de 1843, 1852, 1855–1856, 1880–1881, 1899, 1935–1936, 1942, e 1984.

Em um comunicado, o USGS diz que, embora não haja sinais de maiores riscos para a população no momento, erupções passadas mostraram que a situação é muito dinâmica e pode mudar rapidamente. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.