Satélite filma ‘serpente de plasma’ atravessando a atmosfera do Sol; veja

1 min de leitura
Imagem de: Satélite filma ‘serpente de plasma’ atravessando a atmosfera do Sol; veja
Imagem: Fonte: Agência Espacial Europeia (ESA) / Reprodução

A sonda Solar Orbiter filmou uma “serpente de plasma” atravessando a atmosfera do Sol. O curioso fenômeno, observado no dia 05 de setembro, exibiu movimento ondulante em razão da deformação do campo magnético e foi causado por sua interação com um fluxo de plasma frio ao longo da superfície solar.

O trajeto durou cerca de 3 horas, embora a Agência Espacial Europeia (ESA) tenha divulgado um vídeo com a “cobra” se deslocando de um lado ao outro por apenas alguns segundos no modo time lapse.

O fato fica ainda mais incrível quando considerada a vastidão das distâncias envolvidas, em que o plasma viajou com velocidade de 170 quilômetros por segundo. Assista!

O fenômeno se originou em uma região de intensa atividade e pode ter sido precursor de uma grande erupção solar observada posteriormente. Essas explosões de energia, chamadas de ejeção de massa coronal, lançam no espaço bilhões de toneladas de plasma e de outras partículas.

Tal material ejetado cria uma poderosa onda no meio interplanetário, com efeitos sentidos na Terra. Isso pode levar a tempestades geomagnéticas, com o potencial de prejudicar sistemas tecnológicos como satélites, comunicações de rádio, redes de energia elétrica e sinais de navegação.

Uma ejeção de massa coronal ocasionalmente ainda ilumina os céus com auroras. As luzes fascinantes podem ser vistas com mais frequência nas regiões polares, onde o campo magnético terrestre é mais fraco — ampliando a entrada de partículas na atmosfera.

A erupção solar que seguiu ao evento foi uma das mais intensas detectadas pelo Solar Orbiter até o momento. Vale apontar que o satélite da ESA em parceria com a NASA foi lançado no início de 2020 e recentemente completou mil dias de operações.

Outros instrumentos e satélites também conseguiram captar as partículas energéticas emitidas, como a sonda Parker Solar Probe, da NASA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.