Leônidas: chuva de meteoros mais brilhante do mês acontece nesta noite

1 min de leitura
Imagem de: Leônidas: chuva de meteoros mais brilhante do mês acontece nesta noite
Imagem: Shutterstock

Durante a noite desta quinta-feira (17) e a madrugada da sexta-feira (18), quem olhar para o céu poderá ver os rastros brilhantes de meteoros entrando na atmosfera da Terra. São as Leônidas, o evento do tipo mais visível no mês de novembro.

Neste ano, os observadores do hemisfério norte terão a vista mais privilegiada. Será preciso esperar que a lua se esconda no horizonte para ter uma visão melhor. Nesse momento, os viajantes interplanetários darão um show à parte.

Chuvas de meteoros acontecem quando o planeta cruza uma nuvem de poeira espacial (Fonte: Shutterstock)Chuvas de meteoros acontecem quando o planeta cruza uma nuvem de poeira espacial (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Para encontrar as luzes nesta noite, quem sair ao ar livre pode buscar a direção da constelação de Leão. É nessa região que será o berço da chuva. Apesar disso, em qualquer lugar do céu será possível vê-las.

Às 2h da madrugada do dia 18, o show deve estar no seu auge - na média, 15 meteoros devem riscar a esfera celeste por hora. Vale a dica de se afastar o suficiente das luzes da cidade.

Qual a origem das Leônidas?

Assim como outras chuvas de meteoros, as Leônidas surgem quando o planeta atravessa uma nuvem de poeira espacial, abandonada por cometas ou asteroides que já cruzaram a nossa órbita.

Há registros desse evento desde o século 19. Ele é causado pelo cometa 55P/Tempel-Tuttle, que ainda circula por aí e atravessa o nosso caminho a cada 33 anos - a última vez foi em 2001, gerando um espetáculo à parte.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.