Telescópio e foguete da Nasa são reconhecidos como invenções do ano

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio e foguete da Nasa são reconhecidos como invenções do ano
Imagem: Shutterstock

A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) emplacou duas invenções na edição de 2022 do ranking anual da revista Time de Invenções do Ano: o Telescópio Espacial James Webb e o foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), da missão Artemis.

Segundo a revista, a lista inclui novidades tecnológicas revolucionárias, que mudarão a vida da humanidade. Neste ano ela foi divulgada no último dia 10 de novembro, dividida em 27 categorias.

Telescópio James Webb

James Webb, telescópio superpoderoso da agência, é uma das invenções deste ano (Fonte: Shutterstock)James Webb, telescópio superpoderoso da agência, é uma das invenções deste ano (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Colocado em órbita ainda nos últimos dias do ano passado, o telescópio James Webb foi indicado na categoria "Design". Neste ano a agência divulgou as primeiras imagens obtidas pelo aparelho e o mundo inteiro ficou sem ar diante das maravilhas do espaço sideral.

“Projetamos Webb para ver as primeiras luzes que se acenderam em nosso universo. Quando vi as primeiras imagens divulgadas, fiquei impressionado, maravilhado e satisfeito por saber que o que quer que esteja lá fora, Webb verá”, diz em nota Mike Menzel, engenheiro de sistemas de missão da NASA.

Foguete SLS

O foguete SLS da NASA colocará a espaçonave Orion em órbita para a LuaO foguete SLS da NASA colocará a espaçonave Orion em órbita para a LuaFonte:  NASA/Joel Kowsky 

Com a alcunha de "melhor foguete do mundo", o SLS servirá de base para as missões Artemis, da NASA, que levarão mais uma vez o ser humano à Lua. Construído pela parceria entre mais de mil empresas e 45 estados americanos, o invento foi indicado na categoria "Experimental".

Marcado por constantes adiamentos, a missão deve finalmente sair da Terra na madrugada da quarta-feira, 16 de novembro. “Vamos demonstrar a capacidade do foguete, o maior que a NASA construiu desde o Saturno V, na missão Artemis I”, afirma John Honeycutt, gerente do programa da NASA em nota divulgada pela agência.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.