Conheça as janelas capazes de gerar energia elétrica com luz do sol

Imagem de: Conheça as janelas capazes de gerar energia elétrica com luz do sol
Imagem: Getty Images

Pesquisadores da Suíça apresentaram um novo painel solar que bate recorde de eficiência e, além de tudo, tem grande transparência. A intenção dos inventores é que as placas possam ser usadas no lugar dos vidros das janelas.

Placas como essas são batizadas como células de Grätzel, ou Sensibilizadas por Corantes (DSC). De baixo custo, são capazes de converter luz visível em energia elétrica. Uma das novidades é que a nova invenção não depende apenas da luz solar.

Painéis solares transparentes podem ser usados como janelas e popularizar a geração de energia limpa (Fonte: EPFL/Alain Herzog/reprodução)Painéis solares transparentes podem ser usados como janelas e popularizar a geração de energia limpa (Fonte: EPFL/Alain Herzog/reprodução)Fonte:  EPFL

Apesar de serem conhecidos há alguns anos, os painéis solares desse tipo ainda tinham usos limitados pela sua transparência. Além disso, tinha baixa capacidade de gerar energia quando comparada às outras células fotovoltaicas.

As melhorias no produto foram feitas através de mudanças na aplicação de uma camada de corante sobre o material. Essa inovação levou a um material mais transparente que pode alcançar até 30% mais de eficiência de conversão, superando as placas comerciais tradicionais.

Se vierem a substituir as janelas tradicionais, a nova tecnologia tem o potencial de revolucionar a geração de energia limpa no planeta. Com ela, arranha-céus inteiros poderiam ser convertidos em verdadeiras indústrias de energia.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e os resultados publicados na prestigiada revista científica internacional Nature. Em nota, os autores afirmam: “Nossas descobertas abrem caminho para painéis de alto desempenho e oferecem novas perspectivas promissoras como fonte de energia.”

ARTIGO Nature: doi.org/10.1038/s41586-022-05460-z