Humanos são maiores responsáveis pelas queimadas no país, mostra estudo

1 min de leitura
Imagem de: Humanos são maiores responsáveis pelas queimadas no país, mostra estudo
Imagem: Pexels

As queimadas que afligem todos os biomas nacionais são causadas, em sua maioria, pelo ser humano. É o que mostra um estudo feito por pesquisadores brasileiros que analisou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 2011 a 2020.

Além disso, o estudo publicado na revista científica internacional PeerJ Life & Environment faz projeções para o futuro das matas do país com base em informações extraídas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Ser humano é o principal agente causador de incêndios florestais (Fonte: Unplash/Matt Palmer)Ser humano é o principal agente causador de incêndios florestais (Fonte: Unplash/Matt Palmer)Fonte:  Unplash 

No Brasil, alguns biomas, como cerrado, pampa e pantanal, são mais propícios para a ocorrência de queimadas naturais que os outros. Os pesquisadores compararam esses dois grupos e viram poucas diferenças no número de queimadas entre eles.

Para os especialistas, ficou evidente que a ação humana é o fator mais importante para que haja incêndios que destruam a vegetação nativa do país. As queimadas foram mais comuns na mata atlântica, por exemplo, que não é tão favorável ao alastramento do fogo como outras regiões, mas abrange as zonas mais habitadas do Brasil.

Nas projeções futuras, essa também é a vegetação mais ameaçada, porque perde sua capacidade natural de se adaptar aos incêndios. Já a Amazônia, objeto de preocupação mundial, é o bioma mais resiliente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.