Veja as imagens do último eclipse solar de 2022

2 min de leitura
Imagem de: Veja as imagens do último eclipse solar de 2022
Imagem: Shutterstock

Aconteceu na terça-feira (25) o último eclipse solar de 2022. O evento astronômico, que teve início na madrugada, foi visível apenas no nordeste da África, oeste da Ásia e partes da Europa.

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua está entre o Sol e a Terra, bloqueando total, ou parcialmente, a luz da nossa estrela. No último evento, o eclipse foi parcial, e rendeu excelentes fotos nos locais em que pôde ser visto.

Em alguns locais a presença de nuvens atrapalhou a visualização do eclipse. Mas ainda assim, alguns sortudos conseguiram acompanhar o fenômeno.

Apesar da obstrução parcial da luz do Sol, e a diminuição do brilho aparente, não é segura a observação do fenômeno a olho nu, sendo necessários equipamentos especiais, inclusive para fotografia, como filtros de lente.

Sendo parcial, o Sol não é completamente obscurecido pela Lua. O formato da mancha sendo formada, conforme o eclipse avança, se assemelha a uma mordida na estrela.

Em post no Twitter, a NASA destaca o fenômeno como a "oportunidade de testemunhar a dança entre o Sol, a Lua e a Terra".

E de fato, a dança dos astros no céu sempre rende excelentes oportunidades de observação, sejam pelos eclipses lunares e solares, superluas, chuvas de meteoros ou conjunções planetárias.

Para este ano, o calendário de eventos astronômicos ainda reserva, entre outros fenômenos, chuvas de meteoros e um eclipse lunar total em 8 de novembro, que poderá ser visto em grande parte das Américas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.