Foto de rosto de formiga é destaque em concurso e impressiona por detalhes

1 min de leitura
Imagem de: Foto de rosto de formiga é destaque em concurso e impressiona por detalhes
Imagem: Nikon

Recentemente, o fotografo lituano Eugenijus Kavaliauskas foi homenageado no Concurso de Fotomicrografia do Pequeno Mundo da Nikon 2022, pois ele fotografou o rosto de uma formiga carpinteira em close-up. Apesar de muitas animações retratarem as formiguinhas como insetos lindos, a foto revela que elas se parecem com monstros de filmes de terror.

Além de fotografar a formiga da espécie carpinteira, Kavaliauskas fez uma ampliação de 10 vezes usando um microscópio estéreo para mostrar a ‘carinha medonha’. A ideia da captura foi concebida em uma floresta perto de sua casa, na cidade de Taurage: após observar as formigas nas árvores, o fotografo imaginou que poderia usar a luz ao seu favor para fotografar o rosto da formiga — e assim fez.

As esferas vermelhas que parecem olhos são, na verdade, a base da antena da formiga, enquanto os "dentes" são pelos minúsculos perto de sua mandíbula. Inclusive, alguns pesquisadores afirmam que se a fotografia fosse capturada com mais distância, o inseto pareceria muito fofo.

Kavaliauskas fotografa a natureza há muitos anos e, inclusive, já ganhou alguns prêmios capturando aves de rapina.Kavaliauskas fotografa a natureza há muitos anos e, inclusive, já ganhou alguns prêmios capturando aves de rapina.Fonte:  Nikon 

“Não há horrores na natureza, apenas falta de conhecimento. Quando comecei a fotomicrografia e antes disso, eu era como todo mundo – todos os besouros e insetos eram monstros para mim. Agora a situação virou de cabeça para baixo. Muitos insetos não são tão agradáveis aos olhos quanto um gato, mas tudo depende do seu ponto de vista”, disse Kavaliauskas em entrevista ao The Washington Post.

Formigas carpinteiras

De acordo com o diretor da organização científica Ant Network, Miles Maxcer, apesar da aparência monstruosa na fotografia, as formigas carpinteiras são extremamente fofas e importantes para ajudar o ciclo dos pulgões. Esses pequenos insetos produzem um líquido açucarado que é fonte de alimentação para as formigas e, por isso, elas protegem os pulgões dos predadores.

Segundo Maxcer, elas praticamente cuidam dos pulgões como os humanos criam gado, pois a fonte de alimentação é muito importante — além disso, as formigas são ótimas engenheiras e arquitetas. “O que as formigas fazem nos ecossistemas é muito abrangente”, completa Maxcer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.