Estudo da Samsung mostra que estamos dormindo mais após pandemia de covid

2 min de leitura
Imagem de: Estudo da Samsung mostra que estamos dormindo mais após pandemia de covid
Imagem: Freepik

O sono é uma das formas de o corpo recuperar as suas energias e reiniciar diversos processos importantes para o seu bom funcionamento. Porém, de acordo com um levantamento realizado pela Samsung, a pandemia afetou de forma significativa a duração, a qualidade e os padrões de sono das pessoas em todo o mundo.

O estudo foi realizado com base em dados de usuários do Samsung Health, app da empresa para monitoramento da saúde que recebe dados dos telefones e relógios da marca. No total, 16 países tiveram suas métricas de sono analisadas para os resultados obtidos.

Duração e qualidade do sono

No geral, as pessoas estão dormindo mais, mas com um sono de pior qualidade.No geral, as pessoas estão dormindo mais, mas com um sono de pior qualidade.Fonte:  Samsung 

Durante a pandemia, as pessoas dormiram por mais tempo. No Brasil, a média de sono era de 6h47m e subiu para 6h56m. A média global também subiu de 6h56m para 7h02m. Porém, o aumento na quantidade não representa necessariamente uma melhora na qualidade.

Dos 16 países analisados, sete apresentaram uma redução na eficiência do sono. Essa métrica é calculada de acordo com vários fatores e é representada por uma nota que vai de 0 a 100. Na média, os brasileiros melhoram a qualidade do sono – indo de 87,14 para 87,70 nessa pontuação. A média global, no entanto, mostra redução nesse índice – de 87,86 para 87,79.

Impacto do gênero e idade

As pessoas mais velhas tiveram uma redução na qualidade do sono.As pessoas mais velhas tiveram uma redução na qualidade do sono.Fonte:  Samsung 

Outra conclusão interessante do estudo é perceber como a pandemia impactou o sono das mulheres e dos homens, e das diferentes faixas etárias. Na média, tanto os usuários do sexo masculino como feminino começaram a dormir mais pós-pandemia, mas ambos também experimentaram uma redução na qualidade do sono.

Todas as faixas etárias também experimentaram maior tempo na cama, mas os usuários de até 19 anos e acima de 40 tiveram uma redução na eficiência do sono. A exceção vai para o grupo entre 20 e 39 anos, que melhorou de forma sensível a qualidade das horas de repouso na média.

Como dormir melhor

O estudo realizado pela Samsung deixa claro que mais horas de sono não se traduzem necessariamente em sono de melhor qualidade. Para isso, algumas dicas são bem-vindas para aumentar a eficiência das horas de repouso:

  • Evite usar aparelhos eletrônicos até 1 hora antes de dormir;
  • Prepare um ambiente totalmente escuro para as horas de sono;
  • Não faça refeições pesadas no período da noite;
  • Faça exercícios durante o dia.

Essas são dicas básicas, mas que certamente podem trazer benefícios incríveis para o sono. Uma dica final seria utilizar um aplicativo para monitoramento das horas na cama e entender como está a qualidade do seu sono.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.