OPAS afirma que Américas passam por quatro emergências de saúde

1 min de leitura
Imagem de: OPAS afirma que Américas passam por quatro emergências de saúde
Imagem: Shutterstock

Nesta última quarta-feira (12), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou que a região das Américas está passando por quatro emergências de saúde, são elas: cólera, poliomielitecovid-19 e varíola dos macacos. Inclusive, no mesmo dia, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte registrada por varíola no estado.

Como revelado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a OPAS afirma existe uma redução no crescimento de casos relacionados à varíola dos macacos. Atualmente, São Paulo registrou 3.861 casos de pacientes infectados e, só na última semana, foram mais 2.300 casos nas Américas — no continente, são 45 mil casos.

O Brasil foi o primeiro país a receber vacinas contra a doença: ao todo, foram enviadas 9.800 doses. Logo depois, o Chile também recebeu as vacinas, mas os países interessados incluem Bahamas, Belize, Equador, El Salvador, Guiana, Honduras, Jamaica, Panamá, Peru e Trindade e Tobago.

A OPAS afirma que 95% dos casos de varíola dos macacos aconteceram entre homens, enquanto 56% foram infecções em pessoas com HIV. A OPAS afirma que 95% dos casos de varíola dos macacos aconteceram entre homens, enquanto 56% foram infecções em pessoas com HIV. Fonte:  Shutterstock 

Quatro emergências

"Há quatro emergências de saúde que ameaçam nossa região. O ressurgimento da cólera no Haiti é um lembrete da rapidez com que as doenças podem se espalhar",  disse a diretora da OPAS, Carissa Etienne, durante uma coletiva de imprensa sobre o assunto.

O covid-19 também está em redução no mundo todo, inclusive, nas Américas, mas a diretora da organização afirma que a pandemia continua presente. Na última semana, foram registrados 178 mil novos casos nas Américas e, por isso, a OPAS enfatizou sobre a importância da vacinação entre os mais vulneráveis.

O Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru estão na lista de países com alto risco de transmissão da poliomielite, uma doença que não tem cura e que causa paralisia. A cólera também passou a ser uma preocupação após uma epidemia que matou 18 pessoas no Haiti, além de infectar outras 32 até o último domingo (9).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.