Trio de cientistas ganha Nobel de Química por pesquisa de química do clique

1 min de leitura
Imagem de: Trio de cientistas ganha Nobel de Química por pesquisa de química do clique
Imagem: Nobel

Nesta quarta-feira (5), foram anunciados os ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2022, são eles: os químicos norte-americanos Barry Sharpless e Carolyn Bertozzi, e o dinamarquês Morten Meldal. A equipe de cientistas recebeu o prêmio por conta de uma ferramenta para a construção de moléculas, relacionada aos seus estudos sobre a química do clique e química bioortogonal.

Além de receber um dos títulos mais importantes da ciência, os ganhadores receberam 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,7 milhões na cotação atual). Enquanto Meldal e Bertozzi estão recebendo o Nobel de Química pela primeira vez, Sharpless também ganhou o prêmio em 2001 — inclusive, ele é uma das cinco pessoas que já ganharam duas vezes.

A cientista Carolyn Bertozzi foi responsável por desenvolver reações de clique que funcionam dentro de organismos vivos; independentemente um do outro, os pesquisadores Morten Meldal e Barry Sharpless apresentaram a cicloadição azida-alcino catalisada por cobre, uma reação que já está sendo utilizada em diversas áreas.

“Essas reações agora são usadas globalmente para explorar células e rastrear processos biológicos. Usando reações bioortogonais, os pesquisadores melhoraram o direcionamento de medicamentos contra o câncer, que agora estão sendo testados em ensaios clínicos”, foi revelado em nota oficial do Nobel.

Prêmio Nobel de Química

Por exemplo, um das aplicações práticas das descobertas do trio é a possibilidade de desenvolver novos tratamentos contra o câncer mais direcionados para cada paciente. A indústria farmacêutica também pode usar as informações para desenvolver "medicamentos que são enviados aos lugares corretos" nos corpos dos pacientes.

As novas descobertas sobre química do clique e reações bioortogonais estão trazendo diversos benefícios reais para a humanidade.As novas descobertas sobre química do clique e reações bioortogonais estão trazendo diversos benefícios reais para a humanidade.Fonte:  Reprodução/Johan Jarnestad/The Royal Swedish Academy of Sciences 

Até 2021, apenas sete mulheres receberam o Prêmio Nobel de Química, como a cientista polonesa e primeira mulher a ganhar o prêmio, Marie Curie. Agora, Carolyn Bertozzi passa a ser a oitava mulher a receber a importante premiação da ciência.

“O Prêmio de Química deste ano trata de não complicar demais as coisas, mas trabalhar com o que é fácil e simples. Moléculas funcionais podem ser construídas mesmo seguindo uma rota direta”, disse o presidente do Comitê Nobel de Química, Johan Åqvist.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.