Cães podem sentir o cheiro do seu estresse, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Cães podem sentir o cheiro do seu estresse, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Pesquisadores da Queen's University Belfast, da Irlanda do Norte, descobriram que cães conseguem identificar o cheiro do estresse através do suor e da respiração. O estudo foi publicado na revista científica Plos One.

Talvez a sensação que você tem de que seu cão é o ser que mais te entende no mundo esteja correta. De acordo com os pesquisadores, os cães são capazes de identificar sinais de estresse, mesmo em pessoas desconhecidas, utilizando apenas o faro.

Através de amostras de respiração e suor, os animais foram capazes de identificar quem estava em situação de estresse.Através de amostras de respiração e suor, os animais foram capazes de identificar quem estava em situação de estresse.Fonte:  Shutterstock 

Os pesquisadores explicam que quando os animais, inclusive humanos, são colocados em situação de estresse, vários hormônios são despejados nos nossos sistemas. Essa mudança gera a liberação de sinais químicos, e os cães do estudo foram capazes de reconhecer as diferenças entre um estado relaxado e um estado de estresse.

O estudo utilizou quatro cães, que foram treinados para reconhecer "o cheiro do estresse", e 36 humanos, que realizaram um teste de matemática, que os colocou nessa situação.

Os participantes humanos tiveram amostras de suor, e das gotículas expelidas durante a respiração, coletadas antes e depois da realização do teste. E então, as amostras foram apresentadas aos cães.

Na foto, os quatro cães participantes da pesquisa, e o aparato com as amostras.Na foto, os quatro cães participantes da pesquisa, e o aparato com as amostras.Fonte:  Reprodução Plos One/ Clara Wilson et all 

Em 720 tentativas, os cães obtiveram aproximadamente 94% de acerto. Uma taxa muito alta e bastante satisfatória.

Esse estudo abre uma nova oportunidade para o treinamento de cães de serviço, que são animais que servem como acompanhantes para pessoas que tenham deficiência visual, epilepsia, entre outras necessidades, como apoio psicológico.

Além disso, disso novos horizontes se abrem para a compreensão sobre a importância do faro desses animais, e como eles o utilizam para reconhecer as pessoas, e o mundo que está a sua volta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.