Beber muito chá pode reduzir risco de desenvolver diabetes tipo 2

1 min de leitura
Imagem de: Beber muito chá pode reduzir risco de desenvolver diabetes tipo 2
Imagem: Shutterstock

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan, China, apresentaram uma pesquisa na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes que mostra que beber muito chá pode reduzir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 em até 17 vezes.

A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira através de um estudo de coorte que durou 12 anos, acompanhando 5.199 adultos, entre os anos de 1997 e 2009, participantes da Pesquisa de Saúde e Nutrição da China.

Dentre os participantes, ao menos 46% relataram fazer uso de chás. Mas ao final do estudo, os resultados entre as pessoas que ingeriam a infusão, e as que não faziam uso, não demonstrou grandes diferenças em relação à prevenção no desenvolvimento de diabetes.

Em uma segunda etapa do estudo, os pesquisadores realizaram uma revisão de 19 pesquisas, que também utilizam o método de coorte, e que correlacionaram o uso de chá preto, oolong e verde com os potenciais benefícios para saúde.

De acordo com as observações, o consumo moderado de chás pode ser um forte aliado para a prevenção de diabete tipo 2De acordo com as observações, o consumo moderado de chás pode ser um forte aliado para a prevenção de diabete tipo 2Fonte:  Shutterstock 

Realizando a meta-análise dos estudos, que ao todo somam mais de 1 milhão de participantes, os cientistas conseguiram traçar uma reta linear entre a quantidade de chá consumido e a diminuição do risco de desenvolver diabetes.

Eles notaram que pessoas que tomavam entre quatro, ou mais, xícaras de chá por dia, apresentaram 17 vezes menos propensão ao desenvolvimento de diabetes. Esse achado pode estar associado aos efeitos do chá no organismo, que estimulariam a produção de insulina.

Mas apesar das boas notícias, e a forma de prevenção ser bastante simples, os especialistas alertam que o estudo foi realizado de forma observacional, e fatores como as dosagens, e quais tipos de chá seriam mais eficazes para o controle a prevenção da diabetes, ainda necessitam de mais estudos.

Vale lembrar que, para ter os benefícios, o consumo de chá deve ser feito sem açúcar, substância que pode trazer prejuízos para o organismo.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.