Ouça um meteoroide caindo em Marte em gravação da NASA

Imagem de: Ouça um meteoroide caindo em Marte em gravação da NASA
Imagem: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

Pesquisadores da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), e agências internacionais que colaboram na missão InSight, publicaram na revista Nature Geosciences, informações sobre o primeiro registro de impacto por meteoro em Marte.

Pela primeira vez, desde a sua chegada ao planeta vermelho em 2018, a sonda InSight foi capaz de captar, não apenas os sinais sísmicos, mas também o som da explosão de entrada e impacto de um meteoroide.

O meteoroide se partiu em três ao adentrar a atmosfera do planeta vermelho. Veja o vídeo.

Os cientistas explicam que o som do impacto, um cartunesco "bloop", é causado pelo calor retido na atmosfera marciana, que faz com que as ondas sonoras se locomovam em velocidades diferentes.

De acordo com eles, nessas condições, ondas com frequências maiores (agudas) viajam de forma mais lenta que as ondas com frequências menores (graves), por isso, quem estivesse perto ouviria um "bang", e à distância, ouvimos o "bloop".

Mas além das ondas sísmicas e sonoras, o Mars Reconnaissance Orbiter fez um sobrevoo sobre a região do impacto. Usando sua câmera HiRISE, que produz imagens de alta resolução, o local da queda foi fotografado.

A cor azul corresponde à poeira produzida e movida pela explosão do impacto.A cor azul corresponde à poeira produzida e movida pela explosão do impacto.Fonte:  NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

Outros três impactos foram documentados entre os anos de 2020 e 2021, e os pesquisadores estão animados com os registros, pois abrem novos leques de pesquisa sobre o funcionamento da atmosfera de Marte, e sobre a frequência com que o planeta é atingido por meteoros.

Esses dados auxiliam os cientistas possam a compreender mais sobre a formação de Marte e dos planetas rochosos.