Amazon anuncia primeiro projeto de energia renovável no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Amazon anuncia primeiro projeto de energia renovável no Brasil
Imagem: CEBA

A Amazon anunciou na quarta-feira (21) que está expandindo o seu portfólio de energia renovável no mundo inteiro, adicionando 71 novos projetos que produzirão mais 2,7 gigawatts (GW). Eles se juntarão a 379 instalações da gigante do ecommerce, que já fornecem energia limpa a partir de fontes naturais renováveis.

O primeiro projeto de energia renovável na América do Sul será um parque solar de 122 MW no Brasil. Além da produção de energia em si, o investimento promete trazer benefícios econômicos para a economia local e a biodiversidade da região, cuja localização não foi divulgada no comunicado da empresa.

Sabe-se, no entanto, que, durante a construção das instalações, serão investidos US$ 380 mil (cerca de R$ 2 milhões) somente em programas ambientais de proteção e promoção da biodiversidade. A expectativa é que na fase de implantação sejam criados 850 empregos diretos, além dos 30 adicionais e permanentes que serão acionados quando o projeto entrar em operação.

Fonte: Amazon/Divulgação.Fonte: Amazon/Divulgação.Fonte:  Amazon 

O que pretende a Amazon com seus projetos de energia renovável?

No comunicado à imprensa, o CEO da Amazon Web Services, Adam Selipsky, explicou que o objetivo dos novos projetos eólicos e solares online é “alimentar nossos escritórios, centros de atendimento, data centers e lojas, que atendem coletivamente milhões de clientes em todo o mundo". O objetivo da empresa é alcançar, até 2025, 100% de energia renovável em todo o seu negócio.

Até o final de 2021, esse valor já chegava a 85% de energia renovável nos negócios globais da Amazon, que hoje é a maior compradora corporativa desse tipo de energia no mundo. Os projetos hoje em execução incluem 154 parques eólicos e solares, além de 225 projetos solares em telhados.

Quando o portfólio global de energia renovável da Amazon estiver totalmente operacional, ele será capaz de gerar um total de 50 mil gigawatts-hora (GWh) de energia limpa. De acordo com as projeções da empresa, isso equivale à eletricidade capaz de abastecer 4,6 milhões de lares norte-americanos durante um ano.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.