NASA se prepara para atingir asteroide em experimento espacial

1 min de leitura
Imagem de: NASA se prepara para atingir asteroide em experimento espacial
Imagem: NASA

No último dia 7 (quarta-feira), a agência espacial norte-americana (NASA) divulgou imagens do asteroide Didymos em seu site oficial. O corpo celeste é o alvo da missão espacial DART (Double Asteroid Redirection Test), uma espécie de operação “suicida” que iria sacrificar um satélite para alterar a rota dessa rocha que está a 11 milhões de quilômetros da Terra.

Embora esteja viajando em nossa direção, o asteroide não representa um risco grande para a vida em nosso planeta, mas serve de experimento para que a NASA saiba o que fazer em casos semelhantes. Caso a missão DART tenha sucesso, isso possibilitará que a agência espacial utilize a mesma estratégia para futuras operações com asteroides que estejam em rota de colisão com a Terra.

Imagens do asteroide

Foto mostra o sistema binário composto por dois asteroidesFoto mostra o sistema binário composto por dois asteroidesFonte:  NASA 

A imagem acima é o resultado de um mosaico com 243 imagens do sistema binário Dydimos-Dimorphos, sendo este último um outro asteroide que orbita o primeiro. O registro foi capturado pelo chamado Draco (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation), um sistema de câmeras presente na sonda espacial que irá colidir com o corpo celeste.

De acordo com a engenheira de sistema da missão DART, Elena Adams, essas imagens ajudaram a confirmar a posição desse sistema binário e definir a rota de colisão com os asteroides. Ainda de acordo com a especialista, a confiabilidade das fotos é alta já que os registros fotográficos possuem qualidade semelhante ao que seria possível obter com telescópios aqui no solo.

A missão DART

A missão “suicida” DART vai alterar a órbita dos asteroidesA missão “suicida” DART vai alterar a órbita dos asteroidesFonte:  NASA 

Essa missão é a primeira operação “suicida” organizada pela NASA. O satélite que irá colidir com o alvo obviamente não terá nenhum tripulante, mas a nave espacial se perderá totalmente no processo. Essa iniciativa faz parte do protocolo de proteção terrestre da Agência Espacial Norte-Americana em parceria com outras organizações.

O choque da sonda espacial com o asteroide está previsto para acontecer no dia 26 de setembro, às 20:15 (horário de Brasília). O evento será transmitido pela internet ao vivo através do canal oficial da NASA no YouTube.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.