Setembro tem Júpiter em aproximação máxima com a Terra; saiba como observar

1 min de leitura
Imagem de: Setembro tem Júpiter em aproximação máxima com a Terra; saiba como observar
Imagem: NASA Ames

Todos os meses temos uma sequência espetacular de eventos astronômicos para os amantes de astronomia dos mais variados níveis, desde os mais iniciantes até os mais experientes, e o mês de setembro não será uma exceção!

Os destaques astronômicos de setembro são marcados pela chegada da primavera no hemisfério Sul, com o equinócio do dia 22, e pela maior aproximação de Júpiter do nosso planeta dos últimos 50 anos!

À medida que nos aproximamos do fim do Inverno, as temperaturas começam a ficam mais amenas nesta parte do planeta e nosso hemisfério começa a suave transição para a primavera, que terá sua chegada oficializada no dia 22 de setembro, mais especificamente às 22h04 pelo horário de Brasília, e irá até o fim do ano, no dia 21 de dezembro.

Neste dia, o Sol brilhará diretamente sobre o equador terrestre e irradiará quase a mesma quantidade de luz para os dois hemisférios, produzindo períodos iguais de dia e noite em todo o mundo. Este também é o momento que marca a chegada do outono no hemisfério Norte.

Júpiter e Ganímedes, uma de suas quatro maiores luas.Júpiter e Ganímedes, uma de suas quatro maiores luas.Fonte:  NASA/ESA 

Além disso, no dia 26 de setembro, Júpiter, o planeta gigante do Sistema Solar estará mais próximo da Terra e sua face será totalmente iluminada pelo Sol. Será mais brilhante do que em qualquer outra época do ano e será visível durante toda a noite.

Este será o melhor momento para ver e fotografar Júpiter e suas luas, que se apresentarão em toda a sua glória para os espectadores terrestres. Para tanto, um telescópio de tamanho médio ou um bom par de binóculos será suficiente para mostrar alguns dos detalhes nas faixas de nuvens de Júpiter e suas maiores luas.

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de setembro de 2022

08/09: Conjunção de Saturno e Lua

10/09: Lua Cheia

11/09: Conjunção de Júpiter e Lua

16 e 17/09: Netuno em oposição

17/09: Conjunção de Marte e Lua

17/09: Lua em Quarto Minguante

22/09: Equinócio de Primavera

25/09: Lua Nova

26/09: Júpiter em aproximação máxima da Terra

29/09: Conjunção entre Mercúrio e Lua

Céus limpos e boas observações!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.