As 5 grandes vantagens da telemedicina

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: As 5 grandes vantagens da telemedicina
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Nos últimos dois anos, com a chegada da pandemia de Covid-19, a necessidade de isolamento social para diminuir o risco de transmissão da doença popularizou alguns processos na área da saúde, entre eles, a telemedicina. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas por 52,2 mil médicos, sendo 87% primeiras consultas. 

A Zurich Seguros, preocupada em oferecer os melhores produtos e serviços para os seus clientes, reuniu 5 benefícios da telemedicina que vão desde a redução de custos com deslocamentos até mais agilidade nos diagnósticos. Mas antes de você conhecê-los, sabia que existem diferentes frentes da telemedicina? Vem entender melhor. 

A telemedicina é uma ferramenta importante para ampliar o acesso à saúde, principalmente em localidades remotas. (Fonte: Zurich)

Teleconsulta

A teleconsulta é uma consulta médica usual, feita de maneira remota com o apoio de tecnologias de comunicação como programas ou aplicativos de videoconferência. 

Teleducação 

O objetivo da teleducação é capacitar e atualizar o profissional, nas diferentes áreas do conhecimento, principalmente aqueles que estão afastados dos grandes centros. São cursos, aulas, treinamentos e capacitação, tudo feito de maneira remota. 

Telediagnóstico

Um dos ramos da telemedicina que mais cresce no país. Os exames realizados são enviados para uma equipe especializada que irá analisar e interpretar as informações para gerar um laudo. Tudo online. O médico pode acessar os resultados dos exames pela internet pouco tempo depois. 

Para além dos tipos citados acima, a telemedicina também é utilizada para discussão de casos clínicos, em aplicações práticas como cirurgias robóticas e muito mais. 

Agora vamos às vantagens? Separamos 5 delas!

1. Conforto e atendimento qualificado 

Basta uma conexão com a internet para ter acesso aos melhores médicos do país, nas mais diversas especialidades. Outro ponto positivo é poder tirar dúvidas simples sem a necessidade de sair de casa ou esperar horas no consultório. 

2. Acessibilidade 

Como os atendimentos são realizados por chamada de vídeo, o paciente não precisa se deslocar para receber atendimento médico. Pacientes localizados em regiões afastadas dos grandes centros e áreas remotas também se beneficiam. 

3. Agilidade e qualidade 

Os telelaudos – laudo médico analisado e assinado remotamente – proporcionam um diagnóstico mais ágil, uma vez que médicos e outros profissionais de saúde conseguem acessar os exames na web, sem que o paciente precise levar os resultados presencialmente. 

Outro ponto positivo é a redução de custos com infraestrutura física, já que os documentos são armazenados em uma única plataforma, online, sem necessidade de gastos com impressão e armazenamento. O planeta também agradece. 

4. Troca entre especialistas 

Os médicos estão sempre trocando entre eles e discutindo sobre novas técnicas e tratamentos. As plataformas de telemedicina permitem a troca de informações entre profissionais por meio de áudio, imagens ou vídeos, o que aprimora a diagnóstico.

5. Menos exposição a doenças

Em tempos de infecções como a da Covid-19, evitar ambientes fechados como os consultórios é a melhor opção. O atendimento telemedicina 24h elimina o risco de exposição a doenças e traz mais segurança para o paciente e para o profissional de saúde. 

A telemedicina passou a ser oferecida pela Zurich como assistência do seguro Zurich Vida Para Você (Fonte: Zurich)

Tecnologia a favor da saúde 

Procurando oferecer serviços de acordo com as necessidades dos clientes, a Zurich incluiu atendimento por telemedicina no seguro de vida Zurich Vida para Você. Além das coberturas tradicionais já conhecidas como indenização por Morte e Invalidez por Acidente, por exemplo, é possível receber atendimento médico de qualidade no conforto da sua casa, 24 horas por dia. 

Como funciona o serviço de telemedicina da Zurich 

Os segurados podem acessar o serviço de telemedicina por meio da Tem Saúde, uma plataforma certificada e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina, vinte e quatro horas após a emissão do seguro – caso o cliente escolha a assistência. 

Passou em consulta online e o médico receitou uma medicação? Fica tranquilo, a receita é enviada para o e-mail do segurado. Simples e prático.

Ficou interessado? Acesse o site da Zurich, localize um corretor e saiba mais sobre o seguro Zurich Vida Para Você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.