Pedaços de nave da SpaceX caem em fazenda na Austrália

1 min de leitura
Imagem de: Pedaços de nave da SpaceX caem em fazenda na Austrália
Imagem: Pixabay

Os detritos espaciais que caíram em uma fazenda na Austrália eram partes de uma espaçonave pertencente à SpaceX, de acordo com a Agência Espacial Australiana (ASA). A confirmação foi dada na quarta-feira (3), após especialistas analisarem os destroços na área rural.

Segundo o canal de TV ABC, os três pedaços de lixo espacial provavelmente caíram no dia 9 de julho, data em que moradores da região de Dalgety, no estado de Nova Gales do Sul, relataram ter ouvido um forte estrondo. Alguns dias depois, o agricultor Mick Miners encontrou um dos destroços na sua fazenda.

Posteriormente, as outras duas partes foram achadas em áreas próximas à terra de Miners, quando o astrofísico da Universidade Nacional Australiana, Brad Tucker, foi chamado para analisar os objetos. Ele disse que os detritos não causaram nenhum prejuízo ao atingir o solo.

Um dos pedaços que se soltou da nave da SpaceX encontrados na fazenda australiana.Um dos pedaços que se soltou da nave da SpaceX encontrados na fazenda australiana.Fonte:  YouTube/Brad Tucker 

Conforme Tucker, os pedaços pertenciam a um equipamento descartado pela nave Crew Dragon durante a reentrada na atmosfera terrestre, ao voltar de uma missão à Estação Espacial Internacional. A maior peça achada na área rural tem cerca de 3 metros de comprimento.

“Evento raro”

Normalmente, os detritos espaciais costumam cair no mar, como aconteceu com o satélite chinês Tiangong-2, que em julho de 2019 foi parar em uma área remota ao sul do Oceano Pacífico, sem levar perigo para a população. A queda de destroços em áreas habitadas, como aconteceu na Austrália, é considerada um “evento raro”, segundo o astrofísico.

Mas diante do aumento da quantidade de missões e de lixo espacial, ocorrências como a queda de detritos da SpaceX na fazenda australiana podem se tornar cada vez mais frequentes, como alerta Tucker.

As autoridades da ASA não descartam a existência de mais destroços na região e solicitaram que os moradores entrem em contato com a empresa de Elon Musk, caso os encontrem, evitando manuseá-los.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.