Brasil tem quase 700 casos confirmados de varíola de macacos

1 min de leitura
Imagem de: Brasil tem quase 700 casos confirmados de varíola de macacos
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (25) que o Brasil já conta com 696 casos de monkeypox (varíola do macaco) confirmados até o momento. O estado de São Paulo lidera no país, com 506 infectados.

A Pasta também divulgou o número de infectados em cada região do país: Rio de Janeiro (102 casos), Minas Gerais (33), Distrito Federal (13), Paraná (11), Goiás (14), Bahia (3), Pernambuco (3), Rio Grande do Norte (2), Ceará (2), Espírito Santo (2), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (1).

"A Pasta segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes", disse o órgão em nota enviada por email. Os números atualizados serão divulgados no final do dia pelo Ministério da Saúde.

Vale destacar que a doença passou a ser considerada "uma emergência de saúde pública de interesse internacional" pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio foi feito por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da agência, no último sábado (23).

Segundo ele, a decisão foi definida por existir "risco para a saúde humana, para a disseminação internacional e para o potencial de interferência no tráfego internacional".

Atualmente, a doença foi detectada em 75 países, com mais de 16 mil casos. O total de mortes chegou a cinco, segundo a OMS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.