Conheça sete podcasts para aprender sobre ciência

2 min de leitura
Imagem de: Conheça sete podcasts para aprender sobre ciência
Imagem: Shutterstock

Ensinar e falar sobre ciências sempre foi um desafio. A comunicação entre cientistas e público geral muitas vezes não acontece, e isso pode estar ligado a diversos fatores, como por exemplo: o uso de muitos termos técnicos que você nunca ouviu na vida.

Como aviões voam? Como é produzida a vacina? O que é uma força de arrasto? Qual a relação entre aquecimento global e o lançamento de foguetes no espaço? E se eu te disser que essas e outras muitas respostas estão a alguns cliques de distância?

Podcasts de ciência podem trazer o laboratório para perto de vocêPodcasts de ciência podem trazer o laboratório para perto de vocêFonte:  Shutterstock 

Política, história, direitos humanos, revisão para o vestibular, ciências. Com temas de todos os tipos, e disponíveis gratuitamente em diversas plataformas, os podcasts são uma excelente alternativa para pessoas curiosas que não têm muito tempo disponível.

Hoje vamos te apresentar sete podcasts sobre ciência, que podem ser uma porta de entrada para um caminho de descobertas, curiosidades e para compreender conceitos que talvez nunca tenham feito sentido para você!

Ciência Suja

A ciência nem sempre é um caminho reto e correto, e no Ciência Suja os hosts Theo Ruprecht e Thaís Manarini, contam sobre os prejuízos que as fraudes científicas causam à sociedade, e como a própria ciência deu seu jeito para organizar o caos.

As publicações são quinzenais e a primeira temporada conta com o apoio do Instituto Serrapilheira.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/show/2bJvbVxZblK6E2mKkI5zbw

Tempo Quente

Quem se beneficia com as crises ambientais? Qual o papel do Brasil nessa história? Produzido pela Rádio Novelo e apresentado por Giovana Girardi, Tempo Quente discute sobre questões ambientais no Brasil, assim com aquecimento global e seus desdobramentos na ciência e na política.

Ouça aqui: https://www.radionovelo.com.br/tempoquente/

Meninas na Ciência

Este podcast é um belíssimo trabalho do projeto "Meninas na Ciência: ampliando espaços e abrindo caminhos", do Instituto Federal de São Paulo-campus São Miguel Paulista.

Com bate-papos sobre temas da atualidade, principalmente relacionados a filmes e séries, as apresentadoras contextualizam o papel das mulheres nas ciências.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/show/5xEBxvDWcRExLpxOatfmyz

Ciência Sem Fim

Este é um podcast de entrevistas, em que diversos cientistas têm a oportunidade de trocar experiências, assim como realizar a divulgação de seus trabalhos, em um bate-papo leve e descontraído.

É apresentado por Sérgio Sacani do canal do YouTube SpaceToday em parceria com os Studios Flow.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/show/07Ze7DxJjgyS5fsV8lNPSw

Scicast

Produzido pelo Portal Deviante, o Scicast discute sobre ciência com apresentadores de diversas partes do país. É garantia de uma conversa descontraída, e com certeza você irá aprender muito sobre ciência e sua aplicação na vida real.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/show/0qfFcilKpNKkXy8TbZ4moP

Naruhodo

Com episódios de até uma hora, o podcast apresenta ciência, curiosidades, atualidades e uma ótima conversa em uma linguagem simples e acessível.

É produzido pelo B9 e apresentado por Ken Fujioka e Altay de Souza, em publicações quinzenais.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/show/1EAAAOIGupWaGwidmMTTi0

Dragões de Garagem

É divulgação científica que você quer? Então este é o podcast. Com conversas instigantes e engraçadas, os apresentadores do Dragões de Garagem discutem sobre ciência dentro dos acontecimentos da atualidade.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/show/2Ifu1zVduPXau4LMF8gEu2

Existem diversos outros podcasts que discutem sobre ciência, sendo alguns mais específicos dentro de suas áreas ou mais abrangentes, como é o caso dos nossos indicados.

Aprender sobre ciência pode ser algo prazeroso, e graças a esses podcasts você não precisa estar na área para compreender os assuntos discutidos. Se você ainda não tinha um programa para o final de semana, fica a dica para maratonar podcasts e eleger seus episódios favoritos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.