Novo plástico tipo PET é feito com partes não comestíveis de plantas

1 min de leitura
Imagem de: Novo plástico tipo PET é feito com partes não comestíveis de plantas
Imagem: EPFL

Pesquisadores suíços da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, afirmam que criaram um plástico desenvolvido com partes não comestíveis de plantas. A novidade também usou tereftalato de polietileno em sua composição, também conhecido como PET, amplamente usado em garrafas de bebidas.

O professor Jeremy Luterbacher, da EPFL, e uma equipe de pesquisadores fizeram a descoberta do método de fabricação de plástico à base de plantas. Eles também descobriram que, além de ter os mesmos benefícios do plástico convencional, a novidade também pode ser reciclada de forma natural.

Plástico transparente produzido com a nova técnica.Plástico transparente produzido com a nova técnica.Fonte:  EPFL 

Segundo os cientistas, o novo plástico produzido com partes não comestíveis de plantas pode ser usado na indústria têxtil, em eletrônicos e até em medicamentos. Eles usaram os plásticos para fazer embalagens de alimentos e filamentos para impressão 3D.

"O que torna o plástico único é a presença da estrutura intacta do açúcar. Isso torna o processo incrivelmente fácil de ser feito, porque você não precisa modificar o que a natureza lhe dá, e simples de degradar o material, porque pode voltar a uma molécula que já é abundante na natureza”, disse Luterbacher no comunicado.

Menos plásticos tóxicos

A pesquisa teve início em 2016,  mas recentemente Luterbacher e sua equipe descobriram que a adição de ácido glioxílico ao material vegetal é capaz de criar pequenos blocos de plástico. Assim, o estudo conseguiu converter 25% de resíduos agrícolas em plástico.

Processo de produção do filamento de impressão 3D usando o plástico criado pela EPFLProcesso de produção do filamento de impressão 3D usando o plástico criado pela EPFLFonte:  EPFL 

De acordo com informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de um milhão e meio de garrafas plásticas são compradas a cada minuto. As estimativas sugerem que 36% de todos os plásticos são usados para fabricar embalagens de alimentos e 98% dos produtos plásticos de uso único são produzidos com combustíveis fósseis que geram gases de efeito estufa — além disso, os dados mostram que a humanidade usa cinco trilhões de sacolas plásticas a cada ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.