O que é VO2 máximo e por que você precisa saber qual é o seu

3 min de leitura
Imagem de: O que é VO2 máximo e por que você precisa saber qual é o seu
Imagem: Shutterstock

Para muitos atletas, o VO2 máximo é uma das informações mais importantes sobre o próprio corpo que devem ter. Essa medida é uma excelente referência do nosso nível pessoal de condicionamento aeróbico.

Mas não só profissionais podem se beneficiar ao conhecer esses valores. Qualquer pessoa interessada nesse tipo de exercício e que deseja saber o quão bem nosso corpo processa o oxigênio pode procurar conhecê-lo melhor.

O VO2 max é uma medida usada por atletas profissionais para medir o condicionamento (Fonte: Shutterstock)O VO2 max é uma medida usada por atletas profissionais para medir o condicionamento (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

O VO2 máximo (VO2 máx) é a medida da quantidade de oxigênio que uma pessoa consegue absorver durante um exercício aeróbico, aqueles que trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica — correr, nadar ou dançar, por exemplo.

Esse tipo de atividade é chamada de aeróbica porque requer uma grande quantidade de oxigênio (O2). Esse gás absorvido durante a inspiração está envolvido no metabolismo responsável pela geração de energia.

Depois de consumido, o O2 é transformado em gás carbônico (CO2) e liberado na expiração. Mas existe um problema: nem todo oxigênio que puxamos para dentro dos pulmões é consumido.

Durante exercícios cardiorrespiratórios, nosso consumo de oxigêncio aumenta (Fonte: Shutterstock)Durante exercícios cardiorrespiratórios, nosso consumo de oxigêncio aumenta (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Isso acontece porque, normalmente, não precisamos de tanta energia para nos movimentarmos. Durante a expiração, uma parte do ar liberado é CO2 e outra é de O2 que nós não consumimos.

Já quando estamos fazendo uma atividade intensa, nosso gasto energético aumenta. Nessa situação melhoramos o processo: mais oxigênio vira energia e é convertido em gás carbônico. Mas essa eficiência varia com o condicionamento físico de cada um.

Benefícios de um VO2 máximo elevado

O benefício mais claro de altos valores de VO2 máx é o melhor condicionamento físico. Melhorar esse índice também é aprimorar nossa capacidade de nos movimentarmos por mais tempo e com mais velocidade.

Mas não para por aí. Esse parâmetro também é uma medida excelente da qualidade de vida de cada um, principalmente à medida que envelhecemos, já que está relacionado à eficácia do nosso metabolismo em gerar energia e à saúde do nosso sistema respiratório.

Além disso, aumentar os valores de VO2 máx reduz os níveis de estresse, aumenta a resistência imunológica e reduz a exaustão durante tarefas simples do dia a dia, como subir escadas ou caminhar longas distâncias.

Como saber o meu VO2 máximo?

Normalmente, os valores do índice são informados em mililitros de oxigênio consumido em um minuto por quilograma de peso corporal (mL/kg/min). Por isso, uma das formas de aumentar o valor é reduzindo a gordura corporal.

Os valores de referência variam com o gênero e a idade, e podem ser consultados neste artigo da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Quem está interessado em conhecer seu valor de VO2 máx deve buscar um cardiologista ou um profissional de condicionamento. Os exames de exercício cardiopulmonar podem ser feitos em laboratórios ou hospitais.

Durante os testes, o paciente usa uma máscara conectada a um aparelho que mede ambos o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico enquanto pratica alguma atividade - geralmente em uma esteira ou bicicleta.

Os exames de VO2 máx podem ser feitos em laboratórios e hospitais (Fonte: Shutterstock)Os exames de VO2 máx podem ser feitos em laboratórios e hospitais (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Além disso, o especialista pode decidir por monitorar outras variáveis, como a frequência cardíaca. Com o conjunto completo de dados, é possível prescrever uma rotina de exercícios completa, focada no interesse da pessoa.

Educadores físicos certificados também podem aplicar testes de VO2, chamados de submáximos porque não atingem o mesmo nível de precisão do que um exame em laboratório especializado.

Apesar disso, testes submáximos são uma excelente maneira de conhecer indiretamente os valores de VO2 máx e são suficientes para pessoas interessadas em aprimorar o próprio condicionamento.

Como melhorar seu VO2 máximo

Os benefícios do VO2 máx — prolongar a expectativa de vida, reduzir o estresse e melhorar a resistência imunológica — são inegáveis. Mas existe alguma maneira de melhorar esse índice?

A resposta é sim. Como o parâmetro é uma medida do condicionamento físico, quem está interessado em aumentar sua absorção de oxigênio deve buscar exercícios que melhorem o próprio corpo através de treinos cardiorrespiratórios.

Uma excelente maneira de fazer isso é através de treinamentos de alta intensidade (HIIT, da sigla em inglês). Eles consistem em intercalar minutos de exercício aeróbico intenso com períodos de baixa intensidade.

Mas, principalmente em pessoas sedentárias, os treinos de baixa intensidade, como corrida, pedalada ou natação simples, são suficientes para aumentar o VO2 máx. Além disso, são menos estressantes para o corpo e, por isso, mais fáceis de adaptar.

Ainda que o consumo máximo seja apenas a medida da taxa de aproveitamento do oxigênio durante exercícios aeróbicos, indiretamente ela mostra o nosso condicionamento físico e até aponta o caminho de um envelhecimento saudável e de uma vida duradoura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.