Quer parar de fumar? Conheça 7 aplicativos que podem ajudar

4 min de leitura
Imagem de: Quer parar de fumar? Conheça 7 aplicativos que podem ajudar
Imagem: Shutterstock

Parar de fumar não é uma tarefa particularmente fácil. Muitas fórmulas milagrosas já foram apresentadas aos adeptos para ajudar a encerrar o hábito desde que foram descobertos os malefícios da nicotina, porém, nenhuma até hoje foi sucesso absoluto. Por isso, separamos sete opções de aplicativos que podem ajudar quem quer parar de fumar.

Embora encerrar o hábito seja opcional, os benefícios de parar com o cigarro são duradouros para todos que conseguem. Mas o caminho não é simples. Segundo o site Medical News Today, quem para de fumar abruptamente pode vivenciar alterações de humor, dores de cabeça, insônia, suor excessivo e alterações cognitivas.

Porém, ainda segundo a publicação, estes sintomas não duram mais de três dias após o corte do cigarro. Veja esta lista com alguns benefícios de parar de fumar, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros, e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil, e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Então, se você se animou ou conhece alguém que precisa de ajuda, veja essa lista com sete apps para parar de fumar.

7 apps para parar de fumar

d  Shutterstock 

1. Quit Now!

O QuitNow tem uma interface fácil de usar e seus criadores afirmam que as informações do aplicativo são baseadas em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nele, é possível participar de uma comunidade e compartilhar seus sucessos, lutas e objetivos, além de permitir acompanhar seus marcos e conquistas, dar acesso a perguntas frequentes e livros que a comunidade considera úteis para parar de fumar.

O aplicativo é gratuito para download e uso, mas oferece compras e versão pró.

2. Parar de Fumar

O assistente Parar de Fumar acompanha a evolução do usuário, oferecendo estatísticas que revelam os benefícios que parar de fumar estão fazendo ao seu corpo. O aplicativo gamifica o processo de desistência, apresentando aos usuários recompensas virtuais com o passar do tempo, além de cálculos como itens que as pessoas poderiam comprar com o dinheiro que economizaram em cigarros.

A configuração é rápida e fácil, com apenas uma tela de perguntas para completar, além da motivação proporcionada ao apresentar aspectos positivos ao usuário, como dinheiro economizado, vida recuperada e benefícios para a saúde.

O aplicativo também inclui um jogo simples de correspondência para ajudar a distrair os usuários se o desejo de fumar voltar.

3. Flamy

Esse aplicativo também é baseado na gamificação. Antes de começar a utilizar o serviço, o usuário recebe informações do que fazer para diminuir o desejo por fumar. Depois, basta incluir seus objetivos e começar a contabilizar a economia.

Se destacam no app os minigames recomendados para aumentar as conquistas do usuário toda vez que ele tiver vontade de acender um cigarro.

4. Pare de fumar - EasyQuit

O EasyQuit tem interface atrativa e exibe informações sobre os benefícios para a saúde ao deixar o cigarro de lado. O app também permite registrar estatísticas relacionadas aos valores economizados e minigames para distrair o usuário da vontade de fumar.

Nele, é possível personalizar os temas, definir níveis de objetivos receber mensagens motivacionais.

5. Kwit

A gamificação do Kwit busca tornar deixar de fumar divertido, incentivando as pessoas a mudarem seu comportamento com reforço positivo. A interface é clean e moderna, com estatísticas úteis — como quanto tempo se passou desde que a pessoa parou de fumar, quanto dinheiro economizou e o número de cigarros que não fumou.

O app tem funções como agitar para receber mensagens motivacionais para continuar no caminho certo.

O Kwit registra cigarros fumados ocasionalmente, mas isso redefine sua pontuação no app. Ele é gratuito para download e uso, mas possui compras na interface.

6. Smoke Free

O Smoke Free também rastreia dinheiro economizado, tempo sem fumar e quantos cigarros o usuário evitou. Mas sua diferença é que nele, os usuários podem registrar seus desejos, e assim receber dicas sobre como evitá-los, além de usar as ferramentas do app para descobrir os padrões por trás deles.

Nele, as pessoas alcançam distintivos conforme o tempo em que permanecem sem fumar e todo dia têm uma nova tarefa ou missão relacionada a parar de fumar.

É gratuito, mas oferece compras no aplicativo.

7. DWS: Contador antifumo

Esse contador é focado na quantidade de dias sem fumar cigarros. Nele, o usuário acompanha seu progresso contando os dias de sucesso. O app afirma não conter propagandas e também gamifica o processo. O app possui widgets para manter o contador de dias sem fumar na tela inicial do telefone celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.