Por que a União Europeia proibiu alguns pigmentos de tatuagem?

2 min de leitura
Imagem de: Por que a União Europeia proibiu alguns pigmentos de tatuagem?
Imagem: Shutterstock

Em janeiro de 2022, a União Europeia (UE) anunciou uma atualização das regras sobre pigmentos coloridos químicos que proíbe milhares de produtos usados em tatuagem — ao todo, foram proibidos 4 mil produtos. Segundo a Agência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA), os elementos da tinta podem causar alergias e até câncer.

O órgão afirma que a restrição reduzirá reações alérgicas crônicas, inflamação de pele, câncer, e outros efeitos mais graves causados ao DNA e ao sistema reprodutivo das pessoas. Segundo o ECHA, 12% dos europeus usam algum tipo de arte corporal — a porcentagem representa cerca de 54 milhões de pessoas.

Menos tatuagens

De acordo com a União Europeia, os tatuadores tiveram alguns anos para encontrar tintas alternativas, já que o processo de consulta pública do problema começou em 2016. Contudo, em 2020, a lei foi finalmente acordada e o órgão deu um ano para as lojas de tatuagem se ajustarem às novas regras.

Agência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA) diz que pigmentos proibidos podem fazer mal à saúdeAgência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA) diz que pigmentos proibidos podem fazer mal à saúdeFonte:  Shutterstock 

“A restrição abrange, por exemplo: produtos químicos que causam câncer ou mutações genéticas e produtos químicos que são tóxicos para a reprodução, bem como sensibilizadores e irritantes da pele. O objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar mais seguras as cores usadas nas tatuagens e maquiagens permanentes”, a ECHA publicou em nota oficial.

Conforme o porta-voz da UE, Eric Mamer, a decisão não é uma novidade para algumas regiões, já que sete países europeus já contavam com restrições nacionais. Agora, as diretrizes seguem um padrão de generalização para todos os estados-membros — inclusive, o Reino Unido também está estudando uma legislação semelhante.

Tatuadores descontentes

Uma petição chamada "Salve os Pigmentos" já recolheu 176 mil assinaturas de europeus que se opõe a nova diretriz. De acordo com um tatuador de Bruxelas, as novas tintas só foram liberadas cerca de uma semana antes da proibição e, por isso, muitas pessoas não tiveram tempo para se preparar.

Os europeus entre 18 e 35 anos são duas vezes mais propensos a fazer uma tatuagemOs europeus entre 18 e 35 anos são duas vezes mais propensos a fazer uma tatuagemFonte:  Shutterstock 

O co-organizador da petição, Erich Maehnert, acredita que a proibição deve afetar negativamente a indústria, pois as lojas de tatuagem podem começar a usar meios ilegais para obter as tintas em outros países onde não se aplicam as regras.

Muitos tatuadores têm receio de perder certas cores de tintas, como o tatuador Tycho Veldhoen, de Amsterdam, que tem medo de perder sua "paleta de cores" e ficar sem alternativas de substituição, segundo seu depoimento ao site euronews.

"Eles colocam todo tipo de coisa que não faz bem para a saúde na comida, e depois perseguem a tinta de tatuagem. Admito que, como sou tatuada, não entendo essa lei", disse a secretária da associação de tatuagem da Belgica, Gwenaelle Reaume, ao euronews.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.