Uma xícara de café antes das compras faz você gastar mais, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Uma xícara de café antes das compras faz você gastar mais, diz estudo
Imagem: Shutterstock

O consumo de café sempre divide opiniões sobre fazer mal ou bem para a saúde dos apreciadores da bebida. Agora um novo estudo divulgado neste mês por pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida apresenta uma mistura potencialmente prejudicial, porém para a saúde financeira: café com cartões de crédito.

Após quatro experimentos, os cientistas concluíram que tomar uma xícara de café de cortesia antes de fazer compras leva os consumidores a gastar 50% mais dinheiro e comprar 30% mais itens do que seus homólogos descafeinados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os resultados foram publicados na revista científica Journal of Marketing.

Em um comunicado, o principal autor do estudo, professor Dipayan Biswas, explica que, ao liberar dopamina no cérebro, a cafeína "aumenta a impulsividade e diminui o autocontrole”. Resultado: impulsividade para comprar mais coisas.

Como pesquisadores concluíram que café faz pessoas comprarem mais?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Para comprovar suas hipóteses, os pesquisadores instalaram uma máquina de café expresso nas entradas de duas lojas. Antes de entrar, mais de 300 compradores receberam como cortesia um copo: metade escolheu café com 100 mg de cafeína e a outra metade, café descafeinado ou água. Ao compartilhar suas notas fiscais, os bebedores de café com cafeína revelaram ter comprado mais itens e gastado mais dinheiro.

O experimento foi repetido em compras online, no qual um grupo de 200 alunos de uma escola de negócios – divididos entre os que bebiam café com ou sem cafeína – escolheram quais itens comprariam em uma lista com 66 opções. Como nos outros ensaios, as pessoas que consumiram cafeína escolheram itens considerados mais "impulsivos" (como massageadores) da lista, enquanto os demais optaram por itens mais práticos, como um notebook.

ARTIGO Journal of Marketing - DOI: 10.1177/00222429221109247.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.