Brasil tem 8 casos confirmados de varíola de macacos

1 min de leitura
Imagem de: Brasil tem 8 casos confirmados de varíola de macacos
Imagem: Shutterstock

Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde confirmou o oitavo caso de um brasileiro infectado com varíola dos macacos. A informação foi confirmada por meio de um método de Isolamento Viral realizado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz.

O paciente é um homem de 25 anos que não viajou para a Europa, mas teve contato com estrangeiros no Brasil e, felizmente, está com o quadro clínico estável. O homem é morador de Maricá, no Rio de Janeiro, e está sendo monitorado por órgãos do governo e pelo Instituto Nacional de Infectologia — é o segundo caso confirmado no Rio de Janeiro.

Já foram confirmados outros casos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, mas há outros seis casos em investigaçãoJá foram confirmados outros casos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, mas há outros seis casos em investigaçãoFonte:  Shutterstock 

Mais de 2 mil casos

O Ministério da Saúde já notificou a OMS sobre a nova infecção e sobre os outros sete casos já confirmados. “Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de 'monkeypox' [nome da doença em inglês], com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, afirmou o Ministério da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já confirmou mais de 2,1 mil casos de varíola dos macacos em 42 países diferentes e um caso de morte. Contudo, a OMS diz que o número deve ser ainda maior e, por isso, a organização não vai mais diferenciar os casos confirmados em regiões endêmicas e não endêmicas — ou seja, em regiões onde o vírus é encontrado “facilmente” e em outras onde normalmente não ocorrem infecções.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.