Novas baterias para carros elétricos carregam 98% em menos de 10 minutos

1 min de leitura
Imagem de: Novas baterias para carros elétricos carregam 98% em menos de 10 minutos
Imagem: Enovix

A Enovix Corporation, fabricante de baterias de íon-lítio de ânodo de silício avançado, divulgou na segunda-feira (13) o resultado de um teste que promete ser uma das soluções mais promissoras para o tempo de carregamento de veículos elétricos já realizadas. Nele, uma célula de 0,27 Ah atingiu uma carga superior a 98% em menos de dez minutos.

Ao comentar a velocidade de carregamento – que também atingiu 80% do estado de carga em apenas 5,2 minutos – o cofundador e CTO da Enovix, Ashok Lahiri enfatizou: “Nossa arquitetura exclusiva permite uma bateria que não apenas carrega em menos de 10 minutos, mas também mantém um alto ciclo de vida”, acenando com futuras melhorias no desempenho.

Fonte: Enovix/Divulgação.Fonte: Enovix/Divulgação.Fonte:  Enovix 

Como é a nova bateria da Enovix?

De acordo com a Enovix, “um ponto de inflexão para a adoção em massa de EVs virá quando o carregamento for tão simples quanto encher o tanque com gás”. Nesse sentido, a startup de Fremont, nos Estados Unidos, desenvolveu células de silício com um ânodo ativo, que teoricamente pode armazenar mais que o dobro de lítio do que os tradicionais ânodos de grafite disponíveis no mercado.

https://youtu.be/q2PwwRsnKLo

Para atingir esse estágio, as baterias de íon-lítio de silício da Enovix trazem uma nova arquitetura 3D proprietária, que aumenta a densidade de energia ao mesmo tempo em que busca manter um alto ciclo de vida. Em anúncio recente, a empresa revelou que suas células ultrapassaram mil ciclos, mantendo 93% de sua capacidade.

Na prática, isso significa que, submetida a seis meses de testes em temperaturas elevadas, as baterias demonstraram uma perda mínima da sua capacidade original. Tal emparelhamento projeta uma vida útil que pode ultrapassar os dez anos de uso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.