Como usar panela de pressão com segurança? Veja orientações

2 min de leitura
Imagem de: Como usar panela de pressão com segurança? Veja orientações
Imagem: Shutterstock

Nilva Bitarães, moradora da Ceilândia, no Distrito Federal, estava em casa cozinhando feijão quando ouviu uma explosão. Era a panela de pressão que explodia. Por sorte, não ficou ferida, mas o acidente danificou o fogão, a coifa e o teto da cozinha, segundo relato feito ao programa de TV Fantástico.

Esse já é o quarto caso de acidente com panela de pressão que acontece na região em menos de um mês, e que já causou uma morte. Por isso, para usar esse utensílio de cozinha tão comum nas casas brasileiras é preciso atenção em alguns detalhes. Veja as orientações a seguir.

Acidentes são causados por descuido (Fonte: Shutterstock)Acidentes são causados por descuido (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Os cuidados com a panela de pressão devem começar já no momento da compra. Busque utensílios com certificados de segurança, como o selo do Inmetro. O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) informa que são cerca de 30 requisitos técnicos que os produtos certificados devem atender.

Além disso, fabricantes tem investido em materiais mais seguros, como alumínio reforçado. Buscar panelas como essas é um cuidado a mais que pode garantir a segurança pessoal e da família do usuário.

Cuidados na hora de usar uma panela de pressão

Além disso, a atenção enquanto a panela é manipulada é fundamental. Os produtos devem vir com um manual de instruções, que deve ser consultado em caso de dúvidas.

Uma das principais causas das explosões é o entupimento da válvula de segurança. Por isso, ela deve ser mantida limpa. Durante a limpeza ou o uso, também devemos ficar atentos se o dispositivo tem deformações ou qualquer irregularidade.

Uma boa prática é substituir a válvula de tempos em tempos - cinco anos é uma boa medida. O mesmo vale para o anel de borracha que veda a tampa. Mas atenção: qualquer manutenção deve ser feita com representantes autorizados.

Empresas tem investido cada vez mais em panelas mais modernas - e mais seguras (Fonte: Shutterstock)Empresas tem investido cada vez mais em panelas mais modernas - e mais seguras (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Durante o cozimento, a panela deve ser mantida de forma plana sobre o fogão. Ao pegar pressão, abaixe o fogo - como a água está fervendo lá dentro, a quantidade de fogo não influencia no tempo do cozimento.

Se notar que a panela parou de funcionar, desligue o fogão imediatamente. Para retirar a pressão, existem alguns hábitos que são muito arriscados. Ela não deve ser colocada na pia debaixo da água para esfriar mais rápido.

Além disso, a válvula também não deve ser levantada com a mão ou com outro objeto. Ela é projetada para aguentar certos níveis de pressão e pode ser danificada com o mal uso. Deixe a pressão sair naturalmente e só abra a panela quando todo o ar for expelido.

Apesar dos muitos acidentes, as panelas de pressão são nossas aliadas no dia a dia. Fundamentais na culinária brasileira, graças ao nosso gostinho pelo feijão, não podem faltar em nenhuma cozinha, e com alguns cuidados simples, são perfeitamente seguras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.