Ucrânia quer construir outro Antonov Mriya, o maior avião do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Ucrânia quer construir outro Antonov Mriya, o maior avião do mundo
Imagem: Shutterstock

Em uma reunião online realizada com estudantes na semana passada, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que pretende reconstruir a aeronave Mriya, o Antonov An-225 considerado o maior avião cargueiro do mundo. Construído para transportar o ônibus espacial Buran, o gigantesco avião foi destruído pela Rússia três dias após o início da invasão.

Antonov An-225 decolando do Aeroporto de Gostomel, na Ucrância, em foto de 2020Antonov An-225 decolando do Aeroporto de Gostomel, na Ucrância, em foto de 2020Fonte:  Shutterstock 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além dos títulos de maior cargueiro e maior aeronave de asa fixa do mundo, o Mriya foi o único avião da espécie já construído. Ele tinha 84 metros de comprimento, envergadura de 88,4 metros e altura de 18 metros. Vazio, pesava 285 toneladas, que podiam chegar a 640 toneladas na decolagem com a aeronave completamente carregada. Para voar com uma carga tão pesada, a aeronave era equipada com seis motores turbofan, com empuxo de 51,6 mil libras cada na decolagem.

Por que construir um novo Mriya?

Depois que o Mriya foi destruído pelo fogo cruzado durante uma batalha em Hostomel, onde fica sua base de manutenção, avaliações feitas pela Antonov mostraram que a aeronave não poderia mais ser reparada. Por isso, Zelensky cogitou reconstruir o avião, a partir da fuselagem de um segundo modelo cuja produção, já iniciada, teve que ser interrompida, por falta de fundos, após a queda da União Soviética.

Após a guerra, a reconstrução do Mriya não é mais uma questão de dinheiro, diz Zelensky, que avalia a obra em US$ 800 milhões. O presidente quer que o avião seja, após o final da guerra, um monumento às vítimas da cidade de Mariupol. A Antonov já iniciou uma campanha de crowdsourcing para ressuscitar a aeronave.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.