Curso gratuito de astronomia para meninas tem inscrições abertas até 29/5

1 min de leitura
Imagem de: Curso gratuito de astronomia para meninas tem inscrições abertas até 29/5
Imagem: Shutterstock

O Projeto Astrominas, que oferece um curso gratuito de ciências para meninas com idades entre 14 e 17 anos, está com as inscrições abertas até o dia 29 de maio.

A terceira edição do Projeto Astrominas ofertará 400 vagas para o curso que aborda temas de astronomia, física, geofísica, astrobiologia, geociências, ciências atmosféricas, matemática, oceanografia e ciências humanas relacionadas a gênero.

Para concorrer as vagas é necessário estar com matrícula regular em escola de educação básica, ter entre 14 e 17 anos, e se identificar com o gênero feminino, podendo ser meninas cisgênero ou transgênero. As vagas serão divididas em categorias, e serão preenchidas por sorteio.

O projeto idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), teve sua primeira edição em 2020, e conta com uma grande equipe feminina para elaboração de conteúdo, coordenação e acompanhamento das meninas. São ao menos 60 cientistas envolvidas na elaboração do conteúdo, 26 coordenadoras e 150 monitoras.

O projeto Astrominas proporciona um caminho de acesso a ciência para meninas.O projeto Astrominas proporciona um caminho de acesso a ciência para meninas.Fonte:  Shutterstock 

As idealizadoras dizem que a ciência é uma potente ferramenta de transformação e empoderamento; o principal objetivo do projeto, afirmam, é chamar a atenção de meninas para os cursos universitários relacionados às ciências exatas, e o pensamento em uma futura carreira nessa área.

As aulas do projeto serão totalmente online, e ocorrerão entre os dias 02 e 22 de julho. Para aquelas que concluírem todas as atividades obrigatórias do curso, haverá um certificado online com carga horária de 45 horas.

É importante acessar o site para verificar as regras de participação, assim como para ter acesso ao formulário de inscrição, e as informações sobre as datas do sorteio e início das atividades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.